Habitar, Município, Participar

Vale de Santo António: urbanização discutida com moradores

01, Março 2018
Esta é a fase inicial do projeto de urbanização, assente em espaços públicos de qualidade com equipamentos de proximidade e suportado pelo programa Lisboa Renda Acessível.

No âmbito do período de participação pública sobre o plano de urbanização do Vale de Santo António, decorreu em 1 de março, na Escola Básica Nuno Gonçalves, um debate com a população. No encontro participaram o diretor de Planeamento da Câmara Municipal de Lisboa, Paulo Pais, as presidente Junta de Freguesia de São Vicente, Natalina Tavares de Moura e a vogal do Desenvolvimento Social da Penha de França, Maria Capitolina Marques. 

O projeto, que integra o programa Lisboa Renda Acessível e está em consulta pública até 5 de março, prevê para aquela área, com cerca de 48 hectares, a criação de espaços habitacionais, zonas verdes e de recreio, criação de equipamentos e ordenamento do espaço público. Este foi o primeiro debate, que continuará noutras iniciativas.

Da base programática aprovada destacam-se os objetivos de “criar neste território uma identidade própria tendo em consideração as características naturais e paisagísticas do vale e as relações visuais que se estabelecem com as encostas e com o rio”, construir um novo parque verde urbano, privilegiar o uso habitacional e disponibilizar áreas para a instalação de equipamentos estruturantes. 

Trata-se de uma nova visão e de uma nova vida para aquela considerável área da cidade, para a qual se prevê ainda a criação de uma rede de equipamentos de proximidade e a implementação de novas soluções de mobilidade, incluindo a criação de uma rede de percursos pedonais e cicláveis que permita otimizar a ligação entre as diferentes zonas urbanas. 

Mais notícias sobre:
Habitar, Município, Participar