acontece-munícipe, Ambiente, Higiene urbana

Vespa asiática: comunique a deteção de ninhos

31, Março 2018
Particularmente nociva para as abelhas, a vespa é também muito agressiva. Se detetar não tente destruir, comunique de imediato.

O tipo de vespa vulgarmente conhecida por Vespa asiática ou Vespa velutina (Vespa velutina nigrithorax), é uma espécie não-indígena, predadora da abelha europeia (Apis mellifera), que na Primavera constrói ninhos de grandes dimensões, preferencialmente em pontos altos e isolados. Distingue-se da espécie europeia Vespa crabro pela coloração do abdómen (mais escuro na vespa asiática) e das patas (cor amarela na vespa asiática).

A sua presença é particularmente nociva na apicultura, pois trata-se de uma espécie carnívora e predadora das abelhas, mas estas vespas também podem reagir de modo bastante agressivo caso sintam o seu ninho ameaçado, incluindo perseguições até algumas centenas de metros.

Por isso a Câmara Municipal de Lisboa apela a que seja comunicada de imediato qualquer deteção ou suspeita desta espécie, pelas seguintes formas:

- Portal - registo online com preenchimento de formulário com informação sobre os ninhos ou exemplares de vespa velutina observados;

- Linha SOS AMBIENTE (808 200 520).

A comunicação também pode ser efetuada diretamente para o município:

- Online

- "Na Minha Rua LX" (Plataforma online ou aplicação móvel)

- Telefone 808 20 32 32 / 218 17 05 52;

Após tomar conhecimento, o Serviço de Controlo Integrado de Pragas desloca-se ao local e, caso a identificação seja positiva ou mesmo que incerta, são acionados os serviços medico-veterinários municipais.

A remoção dos ninhos é efetuada de acordo com as normas do Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina em Portugal; a sua destruição ocorrerá preferencialmente por incineração, na Casa dos Animais de Lisboa ou, quando possível e adequado, no próprio local.