Comercio, Visitar

Vinhos de Lisboa animam Rua Augusta e Mercado da Ribeira

30, Junho 2016
Os vinhos da região de Lisboa vão estar à prova na Rua Augusta e no Mercado da Ribeira mas não estão sozinhos. São produtos de 26 municípios da Região, de Lisboa a Pombal, incluindo gastronomia que vão desde o pastel de nata de pêra rocha, à ginjinha de Óbidos ou aos morangos de Alcobaça, e claro os vinhos de muitos dos concelhos representados na Feira das Regiões do Vinho de Lisboa. As portas do evento “abriram” no dia 30 de junho com um brinde do Vereador José Sá Fernandes ao sucesso da iniciativa.

Na Rua Augusta, transformada a numa feira dos produtos da região de Lisboa e acompanhado por Duarte Cordeiro, vice. presidente da CML e por vários presidentes dos municípios representados o Vereador José Sá Fernandes, realçou a importância da iniciativa que “dá ainda mais visibilidade ao que de melhor se faz na região de Lisboa, dos vinhos, à gastronomia, destacando as potencialidades de cada uma das regiões”.

José Sá Fernandes revelou o desejo de em 2017 já ser possível brindar à segunda edição da iniciativa com vinho produzido na vinha de Lisboa.

Pedro Folgado, presidente da Comissão Intermunicipal do Oeste e também autarca de Alenquer elogiou a iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Lisboa como uma forma de “mostrar no coração de Lisboa” os produtos de toda uma região.

No final foi tempo de brindar ao sucesso da iniciativa e dar as boas vindas aos municípios presentes que até 10 de julho entre as 11 e as 20 horas, prometem deliciar lisboetas e turistas com doçaria e outros produtos regionais.

Mercado da Ribeira

Porque os Vinhos de Lisboa não se ficam “só” pela Rua Augusta o Mercado da Ribeira recebe até 2 de Julho, entre as 12 e as 22 horas uma das maiores mostras de Vinhos da Região.

Uma oportunidade para explorar, através dos vinhos, toda uma vasta região que abrange uma área de cerca de 26 mil hectares, de Lisboa a Pombal.

À semelhança do que acontecera minutos antes na baixa de Lisboa, o vereador José Sá Fernandes conversou com cada um dos cerca de 45 produtores que vão promover provas de vinhos de uma região que dividem em vinho com denominação de origem (DOC), vinho regional (IGP), vinho licoroso, vinho regional leve, aguardente vínica, aguardente bagaceira, espumante, frisante e “vinho de mesa”.

Destaque para os  show cookings regionais com chefes de Torres Vedras, Peniche e Alcobaça que terão lugar no dia 1 de julho.

Os Vinhos de Lisboa, atualmente dos mais premiados do país, exportam já cerca de 70% do que produzem, o equivalente a 32 milhões de garrafas certificadas, sendo que os principais mercados são: EUA, Norte da Europa, China, Brasil e África. Foram premiados nacional e internacionalmente, em 2014, com mais de 500 medalhas.

Array
Mais notícias sobre:
Comercio, Visitar