Arroios, Município

Visita dos Reis da Holanda

10, Outubro 2017
  • Visita dos Reis da Holanda
    Visita dos Reis da Holanda

No âmbito da sua visita de Estado a Portugal, os Reis dos Países Baixos, Guilherme-Alexandre e Máxima, foram recebidos nos Paços do Concelho de Lisboa pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e pela vereação, no dia 10 de outubro.

Na ocasião, após revista à Guarda de Honra e execução dos dois Hinos Nacionais, os monarcas e respetiva comitiva subiram ao Salão Nobre, onde foram proferidos os discursos de boas vindas e de agradecimento, sendo Guilherme da Holanda agraciado com a Chave da Cidade, após o que assinou o Livro de Honra de Lisboa.

Na sua mensagem de boas vindas, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, destacou o incremento das relações entre os dois países, bem como o intercâmbio de estudantes de ambas as nacionalidades, com uma forte presença de estudantes portugueses nas universidades holandesas e de holandeses que, no quadro do programa Erasmus, "procuram a excelência das universidades portuguesas".

O edil lisboeta apelou à defesa das "nossas democracias, da ameaça populista e da xenofobia" e manifestou interesse em "manter o bom relacionamento com várias cidades holandesas", reafirmando o caráter positivo que em Lisboa tem "a integração de diversas comunidades", sendo "exemplo de abertura, de boa convivência e tolerância".

Discurso integral de Fernando Medina

Agradecendo o acolhimento, Guilherme da Holanda, manifestou a sua satisfação por haver recebido a Chave da Cidade e sublinhou a sua solidariedade para com os habitantes desta cidade "que foram severamente atingidos pela crise económica", confidenciando a sua "admiração ao ver como souberam encontrar novas formas de vida" - realidade que iria a seguir conhecer melhor num encontro com habitantes da Mouraria. O monarca dos Países Baixos não deixou de elogiar "esta cidade que tem uma atmosfera sofisticada", afirmando a certeza de que "continuará a fascinar o mundo".

No final, a delegação holandesa foi contemplada com um momento de Fado, interpretado por Teresa Tapadas.

Após a cerimónia, a comitiva real, acompanhada pelo edil lisboeta, dirigiu-se ao Terreiro do Paço para embarcar em elétricos da CARRIS, rumo ao Arquivo Municipal Fotográfico, para visitar uma exposição de fotografia, após o que se dirigiu ao Largo do Intendente onde, com a presidente da Junta de Freguesia de Arroios, Margarida Martins, e da responsável pelas Residências Ao Largo, Marta Silva, se inteirou de projetos de desenvolvimento social em curso naquele bairro.

Array
Mais notícias sobre:
Arroios, Município