Desporto, Santa Maria Maior

Volta a Portugal em Bicicleta termina em Lisboa

07, Julho 2015
  • Apresentação da Volta a Portugal em Bicicleta
    Apresentação da Volta a Portugal em Bicicleta
  • Apresentação da Volta a Portugal em Bicicleta
    Apresentação da Volta a Portugal em Bicicleta
  • Apresentação da Volta a Portugal em Bicicleta
    Apresentação da Volta a Portugal em Bicicleta

A Volta "é porventura o acontecimento que mais se associa ao reforço da nossa identidade nacional". Para Fernando Medina, setenta e sete edições da Volta a Portugal em Bicicleta "fazem hoje vibrar o país da mesma forma que fizeram vibrar a geração dos meus avós, a geração dos meus pais". As terras, lembrou, "paravam" para ver passar os ciclistas e "é isso mesmo que justifica o sucesso da Volta".

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa falava na cerimónia de apresentação da 77ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta, que teve lugar dia 7 de julho no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Lisboa.

Fernando Medina, acompanhado do vereador do Desporto, Jorge Máximo, recebeu na "sala de visitas da capital" o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, o presidente do Comité Olímpico Português, José Manuel Constantino, e autarcas dos concelhos que inscrevem o seu nome em mais uma edição da prova, que se disputa desde 1927.

De 29 de julho a 9 de agosto, ao longo de 11 dias e mais de 1550 km, os 150 ciclistas, das 17 equipas já confirmadas pela organização, vão percorrer o país numa prova que começa em Viseu e termina em Lisboa, uma vez mais junto à Praça do Marquês de Pombal.

Será a quadragésima edição da Volta na capital, uma longa tradição interrompida durante alguns anos e recuperada desde 2009, traduzindo também uma aposta da autarquia na promoção da bicicleta como meio de transporte.

Lisboa, adiantou Fernando Medina, tem hoje 65 km de cicolovias, estando para breve a extensão desta rede para mais 45 km. 

Antecedendo a apresentação das etapas, Joaquim Gomes, diretor da Volta ao longo dos últimos treze anos, aproveitou o ensejo para uma homenagem, emocionada, a Francisco Araújo, "durante muitos anos o melhor mecânico [de bicicletas] do mundo".

A RTP-Rádio e Televisão de Portugal irá transmitir a prova em alta definição. Gonçalo Reis, presidente da empresa, considerou a Volta como "um conteúdo histórico da RTP", adiantando que este ano haverá uma aposta nas plataformas digitais, levando as imagens da Volta a todo o mundo. Cerca de 35% das pessoas que acedem ao nosso site residem fora, informou.

O Passeio da Volta

No último dia, "os amantes das duas rodas são convidados a participar no Passeio da Volta. Esta iniciativa, informa a organização, "é um evento sem qualquer caráter competitivo, aberto a todos os praticantes com idade superior a 14 anos. Pouco depois da partida da derradeira etapa, no Parque Urbano de Vila Franca de Xira, os cicloturistas iniciam um percurso de 34 km, rumo à Avenida da Liberdade, em Lisboa, onde estarão montadas todas as estruturas para o Grande Final da Volta 2015. Os participantes no Passeio da Volta terão oportunidade de viver o ambiente da grande festa que será a etapa de consagração da edição 77 da Volta."

Mais informações aqui

 

Array
Mais notícias sobre:
Desporto, Santa Maria Maior