Willy Brandt e Konrad Adenauer na toponímia da cidade

03, Outubro 2018

No Lumiar, junto à Escola Alemã, passaram a existir desde o dia 3 de outubro a Rua Konrad Adenauer e o Largo Willy Brandt, duas grandes referências da política e construção europeia e da paz na Europa. 

A cerimónia começou com o descerramento das placas que a partir de hoje batizam a rua e o largo junto à Escola Alemã de Lisboa. Presentes estiveram Pedro Delgado Alves, presidente da junta de freguesia do Lumiar, Teresa Salgueiro Lanze, diretora da Escola Alemã, Christof Weil, embaixador alemão em Portugal e Catarina Vaz Pinto, vereadora da cultura da CML. 

Catarina Vaz Pinto salientou ser esta uma singela homenagem a dois grandes vultos que nos lembram a necessidade permanente de lutar pelos valores da democracia. “Inscrever estes nomes nas ruas da nossa cidade é lembrar que os valores da democracia não são dados adquiridos e que devem estar sempre presentes nas nossas memórias, foi por isso que a comissão da Toponímia da CML votou por unanimidade a inclusão dos seus nomes neste lugar diante  da Escola Alemã”. 

Depois dos discursos teve lugar um momento musical pelo coro de alunos do colégio alemão.