acontece-munícipe, Segurança

Workshop: Como tornar Lisboa uma cidade mais Resiliente

07, Dezembro 2017
Paços do Concelho: Sala do Arquivo, 12 dezembro, 9h30

No âmbito do projeto H2020 RESILENS – Realising European Resilience for Critical Infrastructure, irá decorrer no próximo dia 12 de dezembro nos Paços do Concelho, a partir das 9h30, o Workshop “Como tornar Lisboa uma cidade mais Resiliente - Uma oportunidade para fortalecer comunidades". Pretende-se com este evento partilhar os resultados obtidos no projeto iniciado em 2015 e com conclusão prevista para o final de Março de 2018, e simultaneamente partilhar contributos de especialistas nacionais, que contribuem para a resiliência da cidade de Lisboa em cenário de disrupção.
          
Através da realização de dois exercícios práticos de dinâmica de grupo é considerado um cenário de disrupção que afecta o normal funcionamento da cidade durante 3 dias consecutivos, pretende-se que os especialistas presentes identifiquem “boas praticas” que fortaleçam parcerias e que contribuam para o mapeamento e análise das interdependências entre os sectores chave dos domínios, político, financeiro, ambiental e social, com destaque para as infraestruturas críticas resilientes. Num segundo exercício pretende-se analisar como “Incrementar a comunicação em situação de disrupção”.

Durante o dia será apresentado no painel “Fortalecer Parcerias”, 2 comunicações complementares ao tema em estudo, uma da autoria da Autoridade Nacional de Proteção Civil, “Guia de boas práticas de resiliência em infraestruturas críticas”, e a seguinte do Laboratório Nacional de Engenharia Civil sobre o projeto “RESCCUE – RESilience to cope With Climate Change in Urban arEas – Lisbon case study”, projeto europeu do qual a CML é igualmente parceira.

Uma organização da Câmara Municipal de Lisboa com o apoio dos dois parceiros portugueses envolvidos, EDP e Factor Social que conta com a participação de uma equipa pluridisciplinar da CML e um conjunto de parceiros externos, públicos e privados.

Programa

Mais notícias sobre:
acontece-munícipe, Segurança