Intervenção social, Município

Workshop internacional debate nos Paços do Concelho combate à Sida

11, Outubro 2018
No âmbito do projeto Fast Track Cities/Cidades na Via Rápida, representantes de várias cidades europeias, de entidades governamentais, da academia e de associações da sociedade civil juntam-se em Lisboa para discutir a evolução da iniciativa, identificar barreiras e soluções.

Durante dois dias, os Paços do Concelho recebem representantes de várias cidades europeias no segundo workshop Fast Track Cities/Cidades na Via Rápida, um projeto que pretende acelerar respostas no combate ao VIH, particularmente nas áreas da prevenção, rastreio, e tratamento. Manuel Grilo, vereador dos Direitos Sociais, saudou os participantes no final da primeira jornada de trabalho, em 11 de novembro.

O vereador lembrou a adesão de Lisboa ao projeto, em 2017, e salientou o conjunto de medidas que a cidade tem vindo a desenvolver no âmbito da  Estratégia Municipal Lisboa Cidade Sem SIDA, apresentada em maio deste ano. 

“Estamos a unir esforços para seguir em frente”, adiantou Manuel Grilo, que considera esta uma área prioritária no governo da cidade, aliada a políticas inclusivas de camadas populacionais como os emigrantes, refugiados e LGBT.

A iniciativa Fast Track Cities, que para o vereador “trouxe desafios à cidade de Lisboa”,  assenta nos compromissos "90-90-90"para 2020, estabelecidos pela Declaração de Paris. 90 por cento de novos casos de infeção rastreados, 90 por cento de acompanhamento pelos serviços de saúde dos doentes infetados e 90 por cento de sucesso na eliminação da transmissão da doença.  

A estratégia Lisboa Cidade Sem Sida aposta: no incremento dos rastreio, na introdução da Profilaxia Pré Exposição (PrEP) na comunidade , melhorando o acesso à prevenção, e na diminuição do estigma. 

Mais notícias sobre:
Intervenção social, Município