Ambiente, Higiene urbana

Workshop R4R – Cumprir metas de reciclagem

18, Abril 2013
  • Workshop R4R - Reciclagem
    Workshop R4R - Reciclagem

A Câmara de Lisboa organizou, dia 18 de abril, no Auditório dos Serviços Sociais da autarquia, o Workshop R4R – “Contributos para o cumprimento das metas de reciclagem à escala local”, um encontro que contou com a presença do vereador do pelouro do Ambiente, José Sá Fernandes.

O Regions for Recycling - R4R é um projeto europeu a desenvolver durante três anos (2012/2014), que visa melhorar os sistemas de reciclagem de materiais, à escala regional e local e, em simultâneo, permitir a comparação de desempenho entre parceiros e o intercâmbio de boas práticas. Assim, o encontro foi realizado com o objetivo divulgar os resultados do projeto a nível nacional, além de recolher sugestões e contributos. A partir de abril de 2014 estará disponível para todos os interessados, uma nova ferramenta online para comparação de dados entre cidades e regiões.

Na sessão de abertura, Ângelo Mesquita, Diretor Municipal de Ambiente Urbano, deu as boas vindas aos participantes no encontro referindo a sua importância para uma reflexão sobre este projeto, que permite o intercâmbio e a troca de experiências, agradecendo o empenho de todos “no interesse comum que é a reciclagem”.

Durante os trabalhos da primeira sessão, que teve como moderador o dirigente municipal Vítor Vieira, e após as intervenções dos vários oradores (ver programa em anexo) foram organizados grupos de trabalho para sessões de discussão, com o objetivo de identificar as principais dificuldades que se colocam no âmbito da recolha seletiva, no contexto nacional e normativo desta matéria.

Na sessão da tarde, com Veríssimo Pires como moderador, foram apresentados os resultados das sessões de trabalho, seguindo-se um debate e as intervenções da segunda sessão: Casos práticos de adaptação às metas de reciclagem – os exemplos da Valorsul e da Lipor.

O vereador José Sá Fernandes encerrou os trabalhos, lembrando que “investir na sensibilização é um objetivo a longo prazo”, e que a câmara pretende alargar a recolha seletiva porta-a-porta a toda a cidade. Apesar de reconhecer que a difícil situação económica que o país atravessa tem levado a uma baixa na quantidade de matérias para reciclar, o autarca defende que “não podemos baixar os braços” e que muito há a fazer para potenciar as particularidades de cada concelho. “É importante partilhar melhor a informação de modo a podermos arranjar caminhos e soluções comuns, com objetivos mais concretos”, concluiu o vereador.

Apresentação CML
Apresentação APA
Apresentação LIPOR
Apresentação ERSAR 1
Apresentação ERSAR 2
Apresentação VALORSUL

Relatório do Workshop


Programa do workshop

Mais informação AQUI.

 

Mais notícias sobre:
Ambiente, Higiene urbana