Exposição "Roque Gameiro - o mar, a serra e a cidade"

Março 20, 2014
  • Exposição "Roque Gameiro - o mar, a serra e a cidade"
    Exposição "Roque Gameiro - o mar, a serra e a cidade"
  • Exposição "Roque Gameiro - o mar, a serra e a cidade"
    Exposição "Roque Gameiro - o mar, a serra e a cidade"

Está patente, desde o dia 19 de março, na galeria de exposições dos Paços do Concelho de Lisboa, uma exposição de aguarelas do grande mestre do naturalismo português Alfredo Roque Gameiro, evento que assinala o 150º aniversário do seu nascimento.

Numa iniciativa rara, a exposição patenteia seis dezenas de aguarelas provenientes de diversas coleções públicas e particulares (incluindo do Museu da Cidade), que o artista pintou, registando paisagens, retratos e tipos humanos, em ambientes do litoral, do campo / montanha e da cidade, nomeadamente, em Lisboa - cujos vivos quadros ajudam a entender a sua transformação, no final do século XIX e início do século XX.

Com curadoria de Margarida Fragoso, da Câmara Municipal de Lisboa, e de Maria Alzira Roque Gameiro, do Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro / Museu de Aguarela Roque Gameiro, a exposição tem desenho do arquiteto municipal André Maranha e é ilustrada com um pequeno mas gracioso catálogo de capa dura.

No ato inaugural, as intervenções de boas vindas estiveram a cargo das vereadoras das Câmaras Municipais de Lisboa e de Alcanena (Roque Gameiro era natural de Minde, onde está instalado o museu que leva o seu nome), respetivamente, Catarina Vaz Pinto e Maria João Gomez.

A exposição decorre na Galeria de Exposições dos Paços do Concelho de Lisboa (Praça do Município), de segunda a sexta feira, das 10h00 às 18h00. A entrada é livre.



Destaques

Últimas notícias

Ago 29, 2014

"Ideal" Movie Theatre Reopens In Lisbon

"Ideal" Movie Theatre, located between Baixa Chiado and Bairro Alto, resumed operation... saber mais...

Ago 27, 2014

Verão em Lisboa é na rua

Lisboa na Rua continua a animar a cidade com muita música, cinema e artes visuais. Já esta quarta... saber mais...