Passe Navegante » Perguntas Frequentes

Perguntas frequentes

Como obter

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O que tenho que fazer para usufruir dos novos passes?

Se ainda não é um utilizador frequente de transporte público, deve adquirir o Cartão Lisboa VIVA (cartão rígido, personalizado - com foto).

O pedido pode ser efetuado presencialmente ao balcão de um operador de transportes aderente ou online em  www.portalviva.pt (o pedido online não é possível para 4_18, sub23 e social+) e demora aproximadamente 10 dias a ser emitido.

Se já é titular do Cartão Lisboa Viva a partir de 26 de março apenas terá que carregar o seu cartão, para poder utilizar um dos novos passes Navegante a partir do dia 1 de abril.

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Não tenho o Cartão Lisboa VIVA, como o posso obter?

O pedido de emissão do cartão Lisboa VIVA deve ser efetuado ao balcão de um dos operadores de serviço de transporte público regular de passageiros da área metropolitana de Lisboa, ou online em  www.portalviva.pt.

O cartão tem um custo de 7€ e um tempo de emissão aproximado de 10 dias. Para efetuar o pedido online é necessário um leitor de cartão do cidadão, (o pedido online não é possível para os perfis 4_18, sub23 e social+).

Para mais informações sobre o cartão Lisboa VIVA deve consultar  www.portalviva.pt

Como carregar

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Ainda não tenho o cartão Lisboa VIVA, como posso carregar o passe Navegante Metropolitano ou Navegante Municipal?

O primeiro passo é efetuar o pedido de emissão do cartão Lisboa VIVA junto de um dos operadores de transporte da AML ou online em  www.portalviva.pt (o pedido online não é possível para os perfis 4_18, sub23 e social+).

Após obter o seu cartão Lisboa VIVA (cartão rígido, personalizado - com foto) pode carregar qualquer um dos novos passes Navegante Metropolitano ou Navegante Municipal.

Apenas terá que se deslocar a um local de carregamento habitual, posto de atendimento, máquina de carregamento automático, portal VIVA, ou multibanco no menu “pagamentos e outros serviços”.

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Vou ter que trocar o meu cartão Lisboa VIVA atual?

Não, se tiver um cartão Viva, na maioria dos casos, a única operação que terá que efetuar no seu cartão Lisboa VIVA atual é o carregamento do novo passe deslocando-se ao local de carregamento habitual: posto de atendimento, máquina de carregamento automático, Portal VIVA ou multibanco.

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Vou poder efetuar o primeiro carregamento do Navegante Municipal ou Metropolitano no multibanco?

Sim, vai poder carregar o seu novo título de transporte em qualquer Multibanco da rede da SIBS desde o dia 26 de março.

Saiba  aqui (710 KB) como carregar.

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A partir de que data vou poder carregar o novo passe Navegante Metropolitano ou Municipal?

É possível carregar os novos passes Navegante Metropolitano e Navegante Municipal no portal VIVA desde o dia 21 de março. No multibanco, máquinas de venda automática e nos postos de venda dos operadores o carregamento é possível desde o dia 26 de março. Recomendamos que o faça o mais antecipadamente possível, de forma a evitar filas.

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Não sou residente na área metropolitana de Lisboa, posso adquirir o Navegante Metropolitano ou Navegante Municipal?


Sim, o novo passe Navegante Metropolitano ou Municipal não tem qualquer restrição de zona de residência, apenas tem que ser titular do cartão Lisboa VIVA.

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Mensalmente, qual vai ser o período em que vou poder carregar o passe Navegante Metropolitano ou Municipal?

Vai ser possível carregar os passes Navegante Metropolitano e Navegante Municipal no portal VIVA a partir do dia 21 do mês anterior, até ao dia 20 do mês para qual é válido. No multibanco, máquinas de venda automática e nos postos de venda dos operadores o carregamento será possível a partir do dia 26 do mês anterior, até ao dia 25 do mês para que é válido.

Como viajar

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A partir de quando poderei utilizar os novos passes?

Os novos passes Navegante Metropolitano, Navegante Municipal, Navegante 12 e Navegante +65 poderão ser utilizados a partir de 1 de abril de 2019.

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Qual vai ser a validade temporal dos novos passes Navegante?

Os novos passes Navegante vão ser passes de mês fixo, ou seja, válidos do primeiro ao último dia do mês para que título foi comprado.

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Vou ter que comprar 2 passes, um municipal para os transportes do meu concelho e outro metropolitano para os transportes fora do meu município?

Não, se pretende deslocar-se em mais do que um concelho (ou em todos os 18 concelhos da área metropolitana de Lisboa) apenas necessita de comprar o passe Navegante Metropolitano.

O passe Navegante Municipal permite o acesso a todos os serviços de transporte público regular de passageiros de 1 município.

O Navegante Metropolitano é válido em todos os serviços de transporte público regular de passageiros, em todos os 18 municípios da área metropolitana de Lisboa.

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Está prevista alguma redução no valor do passe para quem se desloque de fora da área metropolitana de Lisboa?

Essa possibilidade ainda está em discussão entre a AML e as várias comunidades intermunicipais com as quais faz fronteira. Oportunamente serão divulgadas mais informações.

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Tenho de validar o passe Navegante em cada viagem?

É obrigatório validar o seu passe sempre que inicia a sua viagem, ao abrigo da legislação em vigor. Os passes mensais têm que ser validados antes do início de cada viagem, o que se aplica também a estes novos passes.

Como alterar

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Já tenho o cartão Lisboa VIVA, como posso carregar um dos novos passes Navegante?

Para carregar qualquer um dos novos passes Navegante Metropolitano ou Navegante Municipal apenas terá que aceder ao local de carregamento habitual (posto de atendimento, máquina de carregamento automático, portal VIVA, multibanco.

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Posso utilizar um passe deslizante de 30 dias adquirido em março, durante o mês de abril?

Sim, pode utilizar até ao final da validade do mesmo

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Tenho um passe deslizante de 30 dias que termina a 14 de abril. Vou ter que sobrepor o novo Navegante ao meu atual tarifário ou vão existir alternativas de carregamento até ao final de abril?

A partir do dia 8 e até ao dia 30 de abril será disponibilizado o Navegante 7 dias Abril. Trata-se de um passe de venda temporária, válido durante 7 dias em todos os serviços de transporte público regular de passageiros, em todos os 18 municípios da área metropolitana de Lisboa, e terá o preço de 10€.

Só pode ser adquirido por quem tenha um passe de 30 dias (deslizante) carregado previamente. Pode ser renovado por períodos de 7 dias, até ao dia 30 de abril. Não terá validade a partir do dia 6 mês de maio. Não poderá ser trocado nem anulado.

Este passe de 7 dias é adquirido exclusivamente nas bilheteiras, sendo que, o período de validade começa a contar a partir do dia em que é adquirido.

Será vendido nos postos de venda dos seguintes operadores: Boa Viagem, CP, Fertagus, Mafrense, Metro, MTS, Soflusa, Transtejo e TST.

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Quais os títulos que vão ser descontinuados?

Os novos passes Navegante têm como um dos objetivos a redução do número de passes atual que é de 694 passando para 45.

Em geral, os passes de preço atual inferior a 40 euros serão mantidos. Os passes com origem e destino na área metropolitana com um preço superior a 40 euros deixarão de existir. Mantém-se os títulos com percursos com origem ou destino fora da área metropolitana. Para mais informações deverá consultar o seu operador de transportes ou a página www.aml.pt\passe-palavra   

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Porque motivo não foi possível colocar à venda passes de transição durante o mês de março?

Os títulos a descontinuar são mantidos em venda até ao dia 30 de março, o novo sistema de passes, entra em vigor a 1 de abril de 2019, só foi possível criar passes de transição com o novo sistema tarifário em funcionamento. 

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Vou ter que sobrepor 2 títulos de transporte durante alguns dias do mês de abril, posso ser ressarcido pelos dias em que os passes se sobrepõem?

Não, na forma como foi construído o novo sistema tarifário, foi feito um esforço adicional para minimizar os impactos da transição de um passe deslizante (de 30 dias) para os novos passes (de mês fixo). O passe semanal temporário, Navegante 7 dias abril, foi criado no sentido de permitir que cada utente possa fazer a gestão o mais vantajosa possível para si, optando pela sobreposição ou adquirindo títulos ocasionais caso haja um dia em que prefira não ter qualquer passe válido.

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Por que motivo os passes deixaram de ser de 30 dias e passaram a ser mensais?

O motivo que determinou que a periodicidade dos novos passes Navegante foi fundamentalmente tecnológica, está relacionado com a incapacidade de adaptação de alguns sistemas de bilhética a títulos de 30 dias.

 

 

 

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Tenho ascendentes a morar comigo, também têm direito ao passe família?


Sim, o Navegante Metropolitano ou Municipal Família pode ser carregado por todos os elementos do agregado familiar, com residência comprovada num dos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa e que estejam registados nas finanças ou segurança social como membros do mesmo agregado familiar.

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Tenho descendentes a morar comigo, também têm direito ao passe família?

Sim, o Navegante Metropolitano ou Municipal Família pode ser carregado por todos os elementos do agregado familiar, com residência comprovada num dos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa e que estejam registados nas finanças ou segurança social como membros do mesmo agregado familiar.

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Existe um limite do número de cartões que posso ter no meu agregado familiar?


Não, o Navegante Metropolitano ou Navegante Municipal Família pode ser carregado por todos os elementos do agregado familiar, com residência comprovada num dos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa e que estejam registados nas finanças ou segurança social como membros do mesmo agregado familiar.

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Com o Navegante Família é possível carregar o Navegante Metropolitano para 2 membros da família e o Navegante Municipal para outro (ou outros) membro (s) da mesma família?


Não, apenas vai ser possível carregar o mesmo título para todos os membros do agregado familiar.

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Não sou residente na área metropolitana de Lisboa, posso adquirir o Navegante Metropolitano ou Navegante Municipal?


Sim, o novo passe Navegante Metropolitano ou Municipal não tem qualquer restrição de zona de residência, apenas tem que ser titular do cartão Lisboa VIVA.

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Não sou residente na área metropolitana de Lisboa, posso adquirir o Navegante Metropolitano Família ou Navegante Municipal Família?

Não, os passes Navegante Metropolitano Família ou Municipal Família são exclusivos para agregados familiares com residência comprovada num dos 18 municípios que constituem a área metropolitana de Lisboa, trata-se de títulos financiados pelos municípios daí apenas ser permitido o acesso a residentes.

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Sou emigrante em Portugal. Posso comprar os novos passes?

Sim, para o passe Navegante Metropolitano ou Navegante Municipal não estão previstos quaisquer condicionantes de residência sua obtenção, apenas os passes Navegante Família são exclusivos para agregados familiares com residência comprovada num dos 18 municípios que constituem a área metropolitana de Lisboa. 

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Por engano carreguei o cartão com o passe Navegante Metropolitano. Posso mudar para um passe Navegante Municipal?

Não é possível efetuar a alteração do passe Navegante Metropolitano para o passe Navegante Municipal, contudo se o período de utilização do passe ainda não tiver iniciado (dia 1 do mês para que foi carregado) pode pedir a anulação do carregamento.

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Por engano carreguei o cartão com o passe Navegante, para um mês em que não vou utilizar. Posso pedir a anulação do passe?

Sim, a anulação de um passe é permitida, apenas e quando a validade do título ainda não tiver iniciado, ou seja, antes do dia 1 desse mês.

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Por engano carreguei o passe Navegante municipal num operador, mas pretendia o Navegante Metropolitano. Posso trocá-lo em qualquer operador?

Não, a troca apenas poderá ser realizada no operador onde foi realizada a aquisição do passe.

Navegante Lisboa

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O que é o passe Navegante Municipal?

O passe Navegante Municipal é um passe mensal fixo, válido para a totalidade do mês para o qual é adquirido, válido em todos os serviços de transporte público regular de passageiros dentro do limite geográfico de um município selecionado, de entre os 18 municípios que constituem a área metropolitana de Lisboa, terá o preço de 30€.

Por exemplo, o titular do passe Navegante Lisboa poderá deslocar-se dentro do município de Lisboa utilizando qualquer operador do serviço público de transporte de passageiros com um único passe.  

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O que é o Navegante Municipal Família?

O passe Navegante Municipal Família é um passe mensal válido para a totalidade do mês para o qual é adquirido, vai permitir que todos os membros do mesmo agregado familiar, independentemente do número de elementos, residentes num dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa, possam utilizar todos os serviços de transporte público regular de passageiros, dentro do limite geográfico de um município selecionado, de entre os 18 municípios que constituem a área metropolitana de Lisboa, pagando, no máximo, o valor de 2 passes Navegante Municipal – 60€.

Para usufruir do Navegante Municipal Família é necessário que cada um dos benificiários seja titular do cartão Lisboa VIVA (cartão rígido, personalizado - com foto).

Estima-se que o passe Municipal Família esteja disponível a partir de julho de 2019.

Os descontos sociais aguardam a publicação de enquadramento legislativo.

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Qual vai ser a abrangência geográfica dos novos passes Navegante Municipais?

Os passes Navegante Municipal e Navegante Municipal Família permitem a deslocação dentro do limite geográfico de um município, em qualquer serviço de transporte público regular de passageiros.

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Por engano carreguei o cartão com o passe Navegante Municipal. Posso atualizar para o passe Navegante Metropolitano pagando a diferença?

Sim, poderá efetuar um upgrade do passe Navegante Municipal para o passe Navegante Metropolitano até ao dia 25 do mês para o qual o título é válido, pagando a diferença.

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Não sou residente na área metropolitana de Lisboa, posso adquirir o Navegante Municipal de um município da área metropolitana?

Sim, para o passe Navegante Municipal de qualquer dos 18 municípios não estão previstos quaisquer condicionantes de residência à sua obtenção, apenas tem que ser titular do cartão Lisboa Viva. 

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Sou residente num município da área metropolitana de Lisboa posso adquirir o Navegante Municipal de outro município da área metropolitana de Lisboa?

Sim, para o passe Navegante Municipal não estão previstos quaisquer condicionantes de residência sua obtenção.

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Por engano carreguei o passe Navegante municipal de um município, mas o que pretendia carregar o Navegante outro município. Posso efetuar a troca?

Não, o que pode fazer é pedir a anulação do passe, apenas e quando a validade do título ainda não tiver iniciado, ou seja, antes do dia 1 desse mês. Depois da anulação poderá carregar o passe do município pretendido.

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Que serviços estão incluídos no Navegante Lisboa?

Na CP:
Serviços no interior do município de Lisboa, entre as estações de Cais do Sodré e Algés na linha de Cascais (inclui estações de Belém, Alcântara Mar, Santos e Cais do Sodré); entre as Estações de Rossio, Oriente ou Sacavém a Benfica, na Linha de Sintra/Azambuja/ Cintura (inclui estações de Benfica, Rossio, Sete Rios, Entrecampos, Roma-Areeiro, Marvila, Braço de Prata e Oriente); e entre as estações de Santa Apolónia, Alcântara Terra e Sacavém, na Linha de Cintura/ Azambuja, inclusive (inclui estações de Alcântara Terra Campolide, Sete Rios, Entrecampos, Roma-Areeiro, Marvila, Braço de Prata, Santa Apolónia, Oriente, Moscavide e Sacavém).

Na Fertagus:
Percurso entre as estações de Campolide e Roma-Areeiro, inclusive (inclui estações de Canpolide, Sete Rios, Entrecampos e Roma-Areeiro).

No Metro:
Todos os serviços da linha Verde e Vermelha.
Os serviços da linha azul até à estação da Pontinha, e da linha amarela até ao Senhor Roubado, inclusive.

Na Carris:
Carris - Todos os serviços deste operador no interior do município de Lisboa, e nas zonas de fronteira correspondentes ao serviço urbano; no percurso entre as zonas de fronteira do município e Lisboa pode ser validado nas seguintes carreiras: 201; 210; 711; 714; 722; 725; 728; 731; 748; 750; 751; 754; 764; 767; 781; 783; 799.
Mais informações em  www.carris.pt.

O Passe municipal de Lisboa não é admitido nos restantes operadores rodoviários da área metropolitana de Lisboa, por se tratar de exclusivo da Carris.

Navegante Família

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O que é o Navegante Família?

O passe Navegante Família tem as mesmas características que os passes Navegante (Metropolitano ou Municipal) e permitindo que cada família pague no máximo o valor equivalente 2 passes Navegante. O Navegante Família é exclusivo de agregados com domicílio fiscal na área metropolitana de Lisboa. Também tem validade mensal, isto é, do primeiro ao último dia do mês para o qual foi adquirido. Para usufruir do Navegante Família é necessário que todos os membros do agregado familiar (requerente responsável e os outros beneficiários) sejam titulares do cartão Lisboa VIVA (cartão rígido, personalizado e com foto).

Tal como os passes Navegante que se encontram disponíveis desde 1 de abril de 2019, o passe Navegante Família pode ser carregado como Navegante Metropolitano ou Navegante Municipal.

O passe Navegante Municipal Família vai permitir que todos os membros do agregado familiar, possam utilizar todos os serviços de transporte público regular de passageiros, dentro do limite geográfico do município selecionado pelo agregado familiar, de entre os 18 municípios que constituem a área metropolitana de Lisboa, pagando, no máximo, o valor de 2 passes Navegante Municipal – 60€.

O passe Navegante Metropolitano Família vai permitir que todos os membros do agregado familiar possam utilizar todos os serviços de transporte público regular de Navegante nos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa, pagando, no máximo, o valor de 2 passes Navegante Metropolitano – 80€.

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Quem pode beneficiar do Navegante Família?

Podem beneficiar do Navegante Família os membros do agregado familiar (mínimo 3 elementos), com o mesmo domicílio fiscal, sendo este situado num dos 18 municípios da AML.
Para efeitos de acesso ao Passe Navegante Família, considera-se que integram o mesmo agregado familiar o requerente

responsável pelo agregado familiar e as seguintes pessoas:

a) Cônjuge ou pessoa em união de facto, neste último caso desde que há mais de dois anos;
b) Parentes e afins, em linha reta (avô, avó, pai, mãe, sogro, sogra, filhos, netos…), do requerente responsável ou da pessoa que com ele se encontre em união de facto há mais de 2 anos;
c) Adotados e tutelados pelo requerente responsável ou pela pessoa em união de facto, bem como menores que lhes sejam confiados por decisão judicial ou administrativa de entidades ou serviços legalmente competentes para o efeito.

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    Quando e onde posso requerer o Navegante Família?

    O passe Navegante Família pode ser requerido a partir do dia 22 de julho de 2019, nos postos de atendimentos dos operadores de serviço público de transporte regular de passageiros indicados em  www.aml.pt ou em  www.portalviva.pt.

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    Qual a Documentação Necessária para Obter o Navegante Família?

    Para efetuar o pedido do Navegante Família, o Requerente Responsável deve preencher o Requerimento de Acesso (disponível em  www.aml.pt,  www.portalviva.pt e nos balcões dos operadores de transporte indicados) e entregar a documentação necessária, relativa ao próprio e aos elementos do agregado familiar. A documentação exigida para efeitos de comprovativo de domicílio fiscal e composição do agregado familiar pode variar de acordo com as características de cada agregado familiar. A informação insuficiente ou a inexistência de informação junto da Autoridade Tributária (AT) podem implicar a necessidade de outros meios de confirmação do agregado familiar.

    O requerente responsável e todos os beneficiários do passe Navegante Família terão que possuir cartão LISBOA VIVA.
    Tenha em atenção que a entrega do Requerimento de acesso ao Navegante Família e restante documentação, não garante a aceitação do pedido.

    Mais informações  aqui (57 KB).

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    Caso tenha confirmado os dados do agregado familiar no site da Autoridade Tributária, que documentação devo entregar?

    Caso o Requerente tenha confirmado os dados do agregado familiar no site da Autoridade Tributária (AT), apenas terá que entregar o documento comprovativo da composição de agregado familiar emitido pela Autoridade Tributária e os documentos de identificação de cada elemento. O documento comprovativo de agregado familiar pode ser obtido no site da Autoridade Tributária  www.portaldasfinancas.gov.pt em: Todos os Serviços > Dados Pessoais Relevantes > Consultar Agregado Familiar.

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    Caso não tenha confirmado os dados do agregado familiar no site da autoridade tributária que documentação devo entregar?

    Caso o requerente não tenha confirmado os dados do agregado familiar no site da Autoridade Tributária (AT) o documento comprovativo da composição do agregado familiar emitido pela AT não apresentará a morada do agregado, pelo que será necessário apresentar também a certidão de domicílio fiscal, emitida pela Autoridade Tributária, para cada um dos elementos do agregado familiar. A certidão de domicílio fiscal pode ser obtida no site da Autoridade Tributária www.portaldasfinancas.gov.pt em: Todos os Serviços > Obter Certidões > Efetuar Pedido > certidão de domicílio fiscal > Obter

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    Caso no documento comprovativo da composição do agregado familiar da AT não esteja incluída a totalidade do agregado familiar que documentação devo entregar?

    O requerente pode apresentar a primeira folha do comprovativo de entrega da declaração de IRS (Modelo 3) referente ao último ano entregue e a certidão de domicílio fiscal para cada um dos elementos do agregado familiar. O comprovativo da declaração de IRS pode ser obtido no site da Autoridade Tributária  www.portaldasfinancas.gov.pt em: Todos os Serviços > IRS > Obter Comprovativos.

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    Se na declaração de irs não estiverem englobados todos os membros do agregado familiar como devo proceder?

    Caso exista no agregado familiar mais que uma declaração de IRS devem ser entregues as folhas de rosto de todas as declarações, a certidão de domicílio fiscal para cada um dos membros do agregado e as cópias dos documentos de identificação de forma a comprovar a ascendência e/ou descendência, que relacione as diferentes declarações de IRS.

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    Caso existam no meu agregado alguns membros dispensados da obrigação de entrega da declaração de irs, como devo proceder?

    Caso existam no agregado familiar alguns membros dispensados de entregar a declaração de IRS devem ser entregues as folhas de rosto das declarações de IRS existentes, a(s) declaração(ões) emitida(s) pela Autoridade Tributária(AT) que comprove(m) a dispensa de entrega da declaração de IRS, as certidões de domicílio fiscal da AT para cada um dos membros e cópia dos documentos de identificação para comprovação da ascendência e/ou descendência.

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    Estou dispensado da entrega da declaração de irs que documentação devo entregar?

    No caso de estar dispensado da entrega da declaração de IRS, para além das certidões de domicílio fiscal para todos os elementos do agregado familiar, deve apresentar a declaração emitida pela Autoridade Tributária (AT) que comprove a dispensa de entrega da declaração de IRS e meios de prova dos gaus de parentesco/afinidade, que podem variar de acordo com o caso específico. A declaração de dispensa de entrega de IRS pode ser obtida no site da Autoridade Tributária  www.portaldasfinancas.gov.pt em: Todos os Serviços > Obter Certidões > Efetuar Pedido > Dispensa Entrega IRS.

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    Caso seja cidadão estrangeiro que documentação devo entregar?

    No caso dos cidadãos estrangeiros com residência num dos 18 municípios da AML deve ser entregue documentação que comprove a residência fiscal, cópia das autorizações de residência ou dos passaportes e mais documentação que comprove que pertencem ao mesmo agregado familiar.

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    Como posso comprovar as relações de ascendência, descendência e afinidade?

    Para comprovar a relação de ascendência, descendência e afinidade entre membros do agregado familiar será necessário entregar cópia dos cartões de cidadão de todos os requerentes (responsável do agregado familiar e outros beneficiários).
    Para comprovar a ascendência, descendência ou afinidade, nas situações em que não seja possível estabelecer a relação direta entre o requerente e os beneficiários, será necessário apresentar certidão do registo civil ou documento que permita estabelecer a relação de parentesco e ou habilite a guarda ou tutela sobre os requerentes. Algumas destas declarações podem ser obtidas em:  https://www.civilonline.mj.pt

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    É obrigatória a apresentação da declaração de representação?

    Apenas quando existam beneficiários maiores de 18 anos integrados no agregado familiar, será necessário apresentar a Declaração de Representação (minuta disponível em  www.aml.pt) preenchida por cada um dos beneficiários maiores de idade.

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    Qual a validade da adesão ao passe navegante família?

    O acesso ao Navegante Família é atribuído pelo período de um ano, desde que se mantenham as condições que permitiram a sua atribuição. Antes do fim deste período deve ser efetuado um pedido de renovação.
    A venda e o carregamento do passe Navegante Família devem ser efetuados mensalmente.

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    Após o pedido, quanto tempo demora a ativação do navegante família?

    Pode demorar até 10 dias.

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    A aceitação do requerimento e restante documentação garante a aprovação do pedido do navegante familia?

    Não. A entrega do Requerimento de acesso ao Navegante Família e restante documentação, não garante a aceitação do pedido. A ativação do Navegante Família está sujeita à verificação do cumprimento das condições de acesso.

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    O passe navegante família pode ser cancelado pela AML?

    A AML pode, em qualquer momento, verificar e validar as condições de acesso. O não cumprimento destas implica o cancelamento do acesso ao passe Navegante Família e a aplicação das sanções criminalmente e legalmente previstas.

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    Não sou residente na área metropolitana de lisboa, posso adquirir o passe Navegante Família?

    Não. Os passes Navegante Família são exclusivos para agregados familiares com residência comprovada num dos 18 municípios que constituem a área metropolitana de Lisboa.

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    Existe um limite máximo do número de cartões que posso ter no meu Agregado Familiar?

    Não. O Navegante Família não limita o número de cartões atribuídos a uma determinada família desde que se cumpram as condições obrigatórias. No caso de o número de elementos ultrapassar o número de linhas disponíveis no Requerimento de Acesso deverão ser preenchidos tantos requerimentos quanto os necessários.

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    Com o navegante família é possível carregar o navegante metropolitano para 2 membros da família e o navegante municipal para outro (ou outros) membro(s) da mesma família?

    Não. Apenas vai ser possível carregar o mesmo título (Municipal ou Metropolitano) para todos os membros do agregado familiar.

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    O meu domicílio fiscal não é na área metropolitana de lisboa (aml), mas tenho 3 filhos a estudar na aml, posso pedir o navegante família para os meus filhos?

    Sim, desde que estes tenham alterado as respetivas moradas fiscais para um dos municípios da AML e que esta morada seja comum aos 3 filhos. O requerente responsável, mesmo que não seja beneficiário (por não residir na AML) terá obrigatoriamente que possuir o cartão Lisboa VIVA.

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    Como serei informado se a adesão ao passe Navegante Família foi aceite?

    A confirmação da adesão ao Navegante Família é efetuada para o endereço de correio eletrónico indicado no requerimento, pelo que é obrigatório o fornecimento deste dado no requerimento de acesso. Apenas após a confirmação da adesão poderá ser efetuada a compra do Navegante Família.

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    Como se efetua o pagamento e carregamento do navegante família?

    Primeiro será necessário efetuar o Pagamento/Compra do Navegante Família, com qualquer um dos cartões Lisboa Viva associados ao agregado familiar, em qualquer um dos locais indicados em  www.aml.pt ou em  www.portalviva.pt, entre o dia 26 do mês anterior e o dia 25 do mês de utilização.
    Só após o pagamento, os restantes Cartões Lisboa VIVA associados poderão ser carregados (todos no mesmo momento ou em momentos e locais separados). Todos os cartões do agregado familiar que pretendam ser utilizados no mês para o qual foi efetuado o pagamento têm necessariamente de ser carregados.

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    Após o pagamento é possível anular a venda do navegante família?

    A anulação do Navegante Família só é possível caso nenhum dos cartões Lisboa VIVA tenha sido carregado.

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    Existem alguns descontos aplicáveis ao passe Navegante Família?

    Não. O passe Navegante Família constitui por si um desconto, não existem outros descontos acumuláveis com o passe Navegante Família.

    Navegante 12

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    O que é o passe Navegante 12?

    O passe Navegante 12 é um passe gratuito, que vai permitir a qualquer criança até aos 12 anos de idade (inclusive), isto é, até ao último dia do mês em que a criança faz 13 anos, possa utilizar todos os serviços de transporte público regular de passageiros, em todos os 18 municípios da área metropolitana de Lisboa. Para usufruir do passe Navegante 12 é necessário que a criança seja possuidora de um cartão Lisboa VIVA (cartão rígido, personalizado - com foto).

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    O meu filho não tem o Cartão Lisboa VIVA com perfil Criança, que devo fazer para ter o Navegante 12?

    Deverá solicitar o cartão Lisboa VIVA nos locais habituais, ao balcão de um dos operadores serviço de transporte público regular de passageiros da área metropolitana de Lisboa, ou online em w ww.portalviva.pt.

    Se efetuar o pedido a partir de 26 de março o perfil Navegante 12 virá já carregado no cartão.

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    O meu filho já tem o Cartão Lisboa VIVA com perfil Criança, que devo fazer para ter o Navegante 12?

    Para que o seu filho possa continuar a viajar gratuitamente no município de Lisboa, na Carris e Metropolitano de Lisboa, não necessita de realizar qualquer operação. Para que a criança possa usufruir de todos os serviços de transporte público regular de passageiros, em todos os 18 municípios da área metropolitana de Lisboa a partir do dia 26 de Março deve dirigir-se a um Gabinete de Apoio ao Cliente e solicitar o carregamento do passe Navegante12 (gratuito).

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    O meu filho tem o Cartão 4_18, que devo fazer para ter o Navegante 12?

    Se o seu filho tem até 12 anos (inclusive), pode dirigir-se a um Gabinete de Apoio ao Cliente e solicitar o carregamento do passe Navegante12 (gratuito).

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    O meu filho tem o Navegante Escola como posso atualizar para o Navegante 12?

    Para que o seu filho com idade até 12 anos (inclusive) possa ter o Navegante 12, pode dirigir-se a um Gabinete de Apoio ao Cliente e solicitar o carregamento do passe Navegante 12 (gratuito).

    Navegante urbano

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    O que é o passe NAVEGANTE Urbano?

    É o único passe intermodal que sobrevive entre todos os que existiram até 31 de março. A razão de ser é a de quem dele beneficiava não ter um aumento de preço para os 20€, valor do Navegante Metropolitano +65.

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    A quem se destina o NAVEGANTE Urbano?

    É um passe destinado à 3ª Idade, Reformados e Pensionistas. O rendimento do agregado familiar de reformados e pensionistas não poderá ser superior ao salário mínimo nacional.

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    Quanto vai custar?

    Este passe tem o valor de 14,70€ até ao dia 2 de abril. A partir do dia 3 de abril passará a ser comercializado com o valor de 15€.

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    Qual a validade do NAVEGANTE Urbano?

    Este título é deslizante, ou seja, válido até 30 dias após a compra.

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    Qual vai ser a abrangência geográfica do NAVEGANTE Urbano?

    Permite a deslocação dentro do limite geográfico do município de Lisboa

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    Que serviços estão incluídos no NAVEGANTE Urbano?

    Permite viajar na Carris (autocarros, elétricos, elevadores), Metropolitano e CP (percursos urbanos de Lisboa).

    Navegante 7 dias abril

    Expandir todas / Contrair todas

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    O que é o passe Navegante 7 dias abril?

    O passe Navegante 7 dias Abril é um passe de venda temporária, válido durante 7 dias, em todos os serviços de transporte público regular de passageiros, nos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa. O período de validade temporal começa a contar do momento em que é adquirido., terá o preço de 10€. Não poderá ser trocado nem anulado.

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    Quais as condições de acesso ao Navegante 7 dias abril?

    Este passe só pode ser adquirido até ao dia 30 de abril, por quem tenha um passe de 30 dias (deslizante) carregado previamente. Este passe de 7 dias pode ser renovado até ao máximo de  3 vezes, por períodos de 7 dias.

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    A partir de quando posso carregar o Navegante 7 dias abril?

    A partir do dia 8 de abril.

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    Onde posso carregar o Navegante 7 dias abril?

    Este passe de 7 dias é adquirido exclusivamente nas bilheteiras e postos de venda dos seguintes operadores: Boa Viagem, Carris, CP, Fertagus, Mafrense, Metro, MTS, Soflusa, Transtejo e TST.

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    Até quando posso carregar o Navegante 7 dias abril?

    Este passe poderá ser carregado até ao dia 30 de abril. Não terá validade a partir do dia 6 mês de maio.

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    Posso carregar o Navegante 7 dias abril para mais que 1 semana?

    Sim, poderá efetuar o carregamento para as semanas que necessitar (1, 2 ou 3) numa única ida ao balcão nos seguintes operadores: Boa Viagem, Carris, CP, Fertagus, Mafrense, Metro, MTS,  Soflusa, Transtejo e TST.

    Outros descontos

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    Vai ser mantido o atual desconto 4_18?

    Sim, este desconto aplica-se aos passes Navegante Metropolitano e Navegante Municipal estes descontos não se aplicam aos títulos já com desconto, Navegante Metropolitano Família, Navegante Municipal Família. Mantém-se os atuais requisitos e condições, com desconto de 25% para os estudantes do ensino obrigatório e de 60% para os estudantes beneficiários do Escalão “A” da Ação Social Escolar.

    Mais informações sobre estes descontos podem ser consultadas em  www.imt-ip.pt 

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    Tenho um cartão 4_18, vou poder carregar os passes Navegante no cartão 4_18@escola.tp?

    Sim, o método de carregamento do passe 4_18 mantém-se inalterado, sendo reconhecido automaticamente pelo sistema que é o cartão 4_18, aplicando as respetivas percentagens de desconto.  Tenha em atenção que se o seu filho tiver até 12 anos (inclusive), pode pedir a alteração para o Navegante 12 que é gratuito.

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    Vai ser mantido o atual desconto sub_23?

    Sim, este desconto aplica-se aos passes Navegante Metropolitano e Navegante Municipal estes descontos não se aplicam aos títulos já com desconto, Navegante Metropolitano Família, Navegante Municipal Família. Mantém-se as atuais condições de acesso e percentagens de desconto de 25% para estudantes do ensino superior até aos 23 anos, inclusive, e estudantes de ensino superior inscritos nos cursos de Medicina e Arquitetura, até aos 24 anos de idade, e de 60% para os estudantes beneficiários da Ação Social Direta no Ensino Superior. Mais informações sobre estes descontos podem ser consultadas em  www.imt-ip.pt.

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    Tenho um cartão sub_23, vou poder carregar os passes Navegante no cartão sub23@superior.tp ?

    Sim, o método de carregamento mantém-se inalterado, sendo reconhecido automaticamente pelo sistema que se trata de um cartão sub23 e aplicando-se as respetivas percentagens de desconto, bastando dirigir-se ao seu local de carregamento habitual.

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    Tenho um cartão Social+, vou ter que efetuar alguma alteração?

    Não o carregamento mantém-se inalterado, sendo reconhecido automaticamente pelo sistema que se trata de um cartão com perfil social+ e aplicando as respetivas percentagens de desconto, basta dirigir-se ao seu local de carregamento habitual.

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    Vou continuar a poder deduzir no IRS os novos passes?

    Sim, vão ser mantidas as atuais deduções das despesas com transporte.

    Anomalias

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    Não consigo efetuar o carregamento na rede multibanco

    O cartão Lisboa VIVA permite o carregamento de 4 títulos de transporte em simultâneo, se em algum momento o cartão que está a tentar carregar teve ou tem ou 4 títulos de transporte carregados, pode não ser possível efetuar o carregamento na rede multibanco.

    Caso ainda tenha 4 títulos de transporte carregados no seu cartão só é possível a eliminação quando estes já não se encontrarem em vigor.

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    Não consigo efetuar o carregamento do NAVEGANTE +65 nas máquinas de carregamento do METRO

    Existe um constrangimento técnico que não permite efetuar o primeiro carregamento do NAVEGANTE+65 nas máquinas de venda automática do METRO, deve dirigir-se a outro local de carregamento.

    Para mais informações consultar Opens internal link in current windowApoio