Início » perguntas frequentes » Cemitérios

Todas as perguntas frequentes sobre Cemitérios

Expandir todas / Contrair todas

fold faq

Os procedimentos são diferentes se eu optar pela cremação em vez da inumação?

Os procedimentos são os mesmos para a inumação e cremação. O pedido de inumação pode ser feito à Câmara Municipal de Lisboa, através da apresentação de formulário próprio e alguns documentos. Consulte aqui toda a informação.

fold faq

Preciso deixar escrito que quero ser cremado?

Não é necessário deixar expressa a vontade de optar por esta prática. O testamenteiro ou familiar mais próximo podem tomar essa opção.

fold faq

Se eu for cremado posso ser inumado junto com o meu cônjuge mesmo que ele tenha sido inumado em caixão?

Sim. Se o seu cônjuge estiver num ossário municipal, jazigo municipal, sepultura perpétua ou jazigo particular, dependo da capacidade do local, a urna com as suas cinzas pode ser colocada junto deste.

fold faq

O serviço religioso pode ser feito antes ou depois da cremação?

A família pode optar por realizar o serviço religioso antes da cremação e/ou no momento em que é dado o destino final às cinzas.

fold faq

Há urnas especiais para a cremação?

Sim. Devem ser utilizadas urnas de madeira facilmente destrutível por ação do calor, devendo ser retirados todos os elementos metálicos. Não podem ser utilizados aglomerados de madeira.

fold faq

O que é um columbário?

Os columbários são pequenos compartimentos destinados ao depósito das urnas com as cinzas provenientes da cremação.

fold faq

O que é um cendrário?

O cendrário é um espaço destinado à inumação anónima das cinzas resultantes da cremação de restos mortais (cadáveres ou ossadas). As cinzas são inumadas de forma individual ou coletiva.

fold faq

O que pode ser feito com as cinzas?

Depois da cremação há várias opções: as cinzas podem ser colocadas num cendrário; em sepultura perpétua, jazigo, ossário ou columbário, dentro de recipiente apropriado ou entregues a quem tiver requerido a cremação, sendo livre o seu destino final.

fold faq

Posso levar as cinzas para casa?

Sim. As cinzas são entregues, dentro de recipiente apropriado, a quem tiver requerido a cremação, sendo livre o seu destino final.