Início » perguntas frequentes » Serviços online

Serviços online

Nesta área encontra respostas às perguntas frequentes sobre os Serviços online da Câmara Municipal de Lisboa.

Selecione o assunto que procura.

Loja Lisboa Online

Expandir todas / Contrair todas

fold faq

O que é a Loja Lisboa Online?

É a área reservada da Câmara Municipal de Lisboa, que disponibiliza os seguintes serviços: autenticação com o Cartão do cidadão ou Chave móvel digital, realização de pedidos e pagamentos online, consulta de pedidos submetidos online e presencialmente, consulta de processos de licenciamento urbanístico ou de espaço público, acesso a outros serviços online (EMEL, Bibliotecas Municipais, Habitação Municipal, Taxa Municipal Turística, Na Minha Rua Lx).

fold faq

Que pedidos é que posso realizar na Loja Lisboa Online?

A  Loja Lisboa Online permite realizar pedidos de certidão/cópias certificadas, reprodução simples de documentos, condicionamentos temporários de circulação na via pública e consultas de documentos.

fold faq

Que browsers devo usar quando aceder à Loja Lisboa Online?

Os browsers aconselhados são:
- Internet Explorer (versão 11)
- Chrome (57/58/59)
- Firefox (53/54)
- Safari (versão 10.0)

fold faq

Para utilizar a Loja Lisboa Online tenho de me registar?

Sim, quer seja um antigo ou novo utilizador deverá registar-se. Para o efeito, pode aceder à Loja Lisboa Online através do endereço  https://lojalisboa.pt/ ou através da área  Serviços/Serviços online do portal da Câmara Municipal de Lisboa e utilizar os meios de registo disponíveis: “Nome de utilizador/palavra-passe”, “Cartão do cidadão” ou “Chave móvel digital”.

fold faq

Qual a diferença do registo na Loja Lisboa Online com “Nome de utilizador/palavra-passe”, “Cartão do cidadão” ou “Chave móvel digital”?

A diferença entre estes três tipos de registo são as seguintes:

1. Registo com o Cartão do cidadão ou Chave móvel digital:
Os seus dados de identificação passam automaticamente para a  Loja Lisboa Online, tendo apenas de completar o seu registo com informação adicional. Este tipo de autenticação destina-se exclusivamente a entidades singulares. 
2. Registo com “Nome de utilizador/palavra-passe”:
  Nesta opção, clique em “Registar/Iniciar sessão” e escolha “Não tem conta criada?  Criar conta”. Preencha os dados pessoais que lhe são solicitados.
Após preenchimento dos dados e submeter o seu registo pode aceder à  Loja Lisboa Online.
Será enviado um email com a confirmação de registo, com os dados de utilizador.

fold faq

Sou uma empresa. Posso autenticar-me com Cartão do cidadão ou Chave móvel digital?

Não. A autenticação com Cartão do cidadão ou Chave móvel digital só se aplica a entidades singulares.

fold faq

Sou uma empresa. Como devo registar-me na Loja Lisboa Online?

Deve aceder à Loja Lisboa Online através do endereço  https://lojalisboa.pt/ ou através da área  Serviços/Serviços online do portal da Câmara Municipal de Lisboa e utilizar a opção de registo: “Nome de utilizador/palavra-passe”:

1. Clique em “Registar/Iniciar sessão” e escolha “Não tem conta criada?"
2. Preencha os dados pessoais solicitados como colaborador da empresa (email do colaborador da empresa, palavra passe de acesso, nome e apelido, entre outros)
3. Quando completar o seu registo, deve caracterizar a empresa no separador “Dados de Entidade”(escolher a opção  “pessoa coletiva”, identificar o número de pessoa coletiva (NIPC),  nome da Entidade, contactos) e “Morada Fiscal” (identificar todos os dados da morada da entidade)
Após preenchimento dos dados e submeter o seu registo pode aceder à Loja Lisboa Online.
Será enviado um email com a confirmação de registo e com os dados de utilizador.

fold faq

Como devo “iniciar sessão” (login) na Loja Lisboa Online?

Pode aceder à Loja Lisboa Online através do endereço  https://lojalisboa.pt/ ou através da área  Serviços/Serviços online do portal da Câmara Municipal de Lisboa, utilizando os meios para “iniciar sessão” disponíveis: 
- “Nome de utilizador/palavra-passe” e clicar em “Registar/Iniciar sessão”, indicando o email utilizado no registo (nome de utilizador) e a palavra passe definida.
ou
- “Cartão do cidadão”/“Chave móvel digital”.

fold faq

Não me lembro da minha palavra-passe de acesso à Loja Lisboa Online. Posso recuperá-la?

Sim. Para recuperar ou alterar a sua palavra passe, deve aceder à Loja Lisboa Online através do endereço  https://lojalisboa.pt/ ou através da área  Serviços/Serviços online do portal da Câmara Municipal de Lisboa e clicar em “Nome de utilizador/palavra-passe”. Aqui tem disponível a opção “Recuperar/Alterar Palavra-passe”.

fold faq

Como posso fazer um pedido na Loja Lisboa Online?

Deve aceder ao menu de topo e clicar em “Novo Pedido”. Nesta área pode selecionar da lista o pedido que procura ou efetuar uma pesquisa por “palavra” ou “tema”.

Depois de preenchido o formulário, poderá submeter o pedido. Alguns pedidos têm “taxas associadas” (só depois de pagas é que os pedidos são aceites).

fold faq

Onde posso consultar o meu pedido depois de o submeter na Loja Lisboa Online?

Os pedidos realizados na Loja Lisboa Online podem ser consultados em duas áreas: “Submetidos” ou “A Pagamento”.
Se o seu pedido tiver taxas associadas, pode consultar os detalhes do pedido e os dados para pagamento na área “A Pagamento” (na página principal da  Loja Lisboa Online - “Os meus Pedidos/Processos”). Pode efetuar o pagamento através de Multibanco.

Se o seu pedido não tiver taxas associadas, estará disponível para consulta através da área “Submetidos” (na página principal da Loja -“Os meus Pedidos/Processos”) ou pelo menu de topo “Consultar/Os meus pedidos submetidos”.
Depois de pagos, os pedidos que estavam “A pagamento” transitam para área dos “Submetidos”.

fold faq

O meu pedido tem taxas associadas. Como posso fazer o pagamento na Loja Lisboa Online?

O pagamento de taxas instrutórias dos pedidos realizados na  Loja Lisboa Online podem ser efetuados através de Multibanco.

fold faq

Qual o prazo para pagamento de pedidos na Loja Lisboa Online?

O pagamento de pedidos com taxas associadas deverá ser feito até às 23.59h do dia da submissão do pedido.

fold faq

Deixei passar o prazo para pagamento do meu pedido na Loja Lisboa Online. Posso gerar nova referência multibanco?

Sim. Na área “A Pagamento” (na página principal da  Loja Lisboa Online -“Os meus Pedidos/Processos”), pode submeter novamente o seu pedido, através do ícone “Reativar Pedido” e gerar uma nova referência multibanco.

fold faq

Efetuei um pagamento na Loja Lisboa Online. Como sei se foi recebido?

Após validação do pagamento por parte da Câmara Municipal de Lisboa, será enviado um email para a sua caixa de correio eletrónico com a confirmação desse pagamento.

fold faq

Como posso obter o comprovativo de submissão do meu pedido na Loja Lisboa Online?

Quando o pedido não tem taxas associadas, o comprovativo fica disponível no momento em que é submetido. Quando tem taxas associadas, só depois de pago é que pode obter o comprovativo de submissão do pedido.

Pode consultar/descarregar o seu comprovativo na área “Submetidos” (na página principal da  Loja Lisboa Online -“Os meus Pedidos/Processos”) ou através do menu de topo “Consultar/Os meus pedidos submetidos”.

fold faq

Posso pagar mais de um pedido ao mesmo tempo na Loja Lisboa Online?

Não. A cada pedido corresponde um pagamento, sendo apenas gerada uma Referência Multibanco.

fold faq

Quais os meios de levantamento disponíveis para pedidos submetidos na Loja Lisboa Online?

Os meios/locais disponíveis para levantamento são:

-  Lojas Lisboa (lojas de atendimento municipal: Entrecampos, Marvila, Baixa e Alcântara)
- Envio por correio postal (acrescem portes de envio ao valor inicial a pagar posteriormente)
- Envio por correio eletrónico

Quando preencher o formulário associado ao pedido, deverá indicar qual o meio/local de levantamento da sua preferência.

Nota: Os meios/locais disponíveis podem não ser os mesmos para todos os pedidos.

 

 

fold faq

Estou com problemas técnicos na utilização da Loja Lisboa Online. O que devo fazer?

Se tiver problemas técnicos na utilização da Loja Lisboa Online, tais como: registo/autenticação, recuperação de nome de utilizador/palavra- passe, preenchimento de formulários, submissão de pedidos, pagamentos, entre outros, pode contactar a Câmara Municipal de Lisboa, através dos seguintes meios:

Tel.: 218 172 800 (Dias úteis das 9h às 20h)
Email:  Opens window for sending emailsuporte.aplicacional.ld@cm-lisboa.pt