Início » Polo Cultural Gaivotas | Boavista

O Polo Cultural Gaivotas | Boavista é um centro para a criação artística, disponibilizado pela Câmara Municipal de Lisboa ao setor cultural na cidade. Este equipamento integra o edifício sede (antiga Escola das Gaivotas), as Residências Artísticas, a Loja Lisboa Cultura e os programas Lusco-fusco e Gaivotas em Marvila.


No edifício sede são disponibilizadas quatro salas de ensaio (dança, música, teatro e polivalente) e uma sala de formação, assim como cinco salas sede para entidades de produção cultural.

As Residências da Boavista são compostas por espaços para o alojamento temporário de profissionais que estejam em processo de criação artística na cidade.

A Loja Lisboa Cultura é um serviço de atendimento especializado que presta formação e informação, gratuitamente, e ajuda a esclarecer questões específicas relacionadas com a atividade dos profissionais e organizações do setor cultural.

Por fim, o Polo apresenta, no pátio do edifício sede, o Lusco-Fusco, um programa de verão variado nas artes, que se relaciona com o território que ocupa e, na Biblioteca de Marvila, o Gaivotas em Marvila, um programa conjunto com este equipamento municipal, que pretende dar oportunidade a novos artistas e criadores que tenham passado pelas salas de ensaio do Polo, em fase de criação, de aí se apresentarem à cidade.

Membro

Parceiros Estratégicos

Portal das Finanças
Direção Regional de Cultura do Norte
Inspeção-Geral das Atividades Culturais
Segurança Social

Parceiros

Formação: novo ano, novo formato, nova identidade

A formação para produtores e artistas está de volta, com um novo nome, PISTA, novos temas e a novidade de realização de fóruns temáticos.
Consulte o programa  aqui (99 KB).
Inscrição obrigatória em  www.alkantara.pt. As inscrições abrem uma semana antes de cada sessão.
PISTA é promovido pelo Alkantara e pelo Polo Cultural Gaivotas | Boavista/Loja Lisboa Cultura (integrado no seu plano de formação para  agentes culturais).


Pedidos de licenciamento à PassMúsica podem dar entrada na Loja Lisboa Cultura e garantir 10% de desconto

A partir do próximo dia 18 de fevereiro, os pedidos de licenciamento à PassMúsica, para eventos culturais, como festivais, podem dar entrada na Loja Lisboa Cultura.

Este pedido de licenciamento refere-se à autorização para utilização, naqueles eventos, de direitos conexos de interpretações ou execuções artísticas gravadas (ex. música ambiente ou DJ set).

Nas restantes  Lojas Lisboa é possível apresentar os pedidos de licenciamento para estabelecimentos comerciais.

A Câmara Municipal de Lisboa estabeleceu um protocolo com a PassMúsica que poderá conferir às entidades interessadas usufruir de um desconto de 10% na obtenção desta licença quando pedida em qualquer Loja Lisboa.

Consulte o nosso  artigo informativo sobre como usar direitos conexos para mais informações, contacte a  Loja Lisboa Cultura.


Candidaturas abertas: Intercâmbio de Artistas Lisboa-Budapeste 2019

No âmbito do Programa de Intercâmbio Artístico Lisboa-Budapeste que se realiza anualmente ao abrigo do Acordo de Geminação celebrado entre as duas cidades, a Câmara Municipal de Lisboa seleciona dois artistas para duas residências artísticas em Budapeste, de 1 a 30 de junho de 2019. As candidaturas decorrem até 29 de março de 2019.

Mais  informações.