Arquivo Municipal de Lisboa

Fechar
Arquivo Municipal de Lisboa
Arquivo Municipal de Lisboa
Arquivo Municipal de Lisboa


  Municipal

A constituição de um arquivo em Lisboa terá surgido da necessidade, sentida pelo município, em guardar devidamente os documentos mais importantes relativos à cidade e aos seus habitantes.

 

No arquivo encontram-se alguns dos mais importantes documentos para a História da Cidade, com a confirmação, por D. Afonso II, do foral outorgado a Lisboa por D. Afonso Henriques, o Foral Manuelino, o Livro Carmesim, o Livro dos Pregos, o Cartulário Pombalino, os Livros de Cordeamentos, os Livros do Senado da Câmara, Livro de Posturas, bem como alguns fundos, como a Casa dos Vinte e Quatro e a extinta Câmara Municipal de Belém. Também inclui valiosos espólios, como o de cartazes e panfletos políticos de José Luís Monteiro, Cassiano Branco, Keil do Amaral e Ruy Athouguia.

 

Neste mesmo local estão os processos de obra particulares, que constituem a série mais numerosa e também a mais consultada pelo público. Entre os processos de obra destacam-se os referentes ao Prémio Valmor de Arquitetura, instituído desde 1902 e que tem por finalidade premiar a qualidade arquitetónica dos novos edifícios construídos na cidade de Lisboa.

Localização

Rua B, Bairro da Liberdade, lote 3 a 6, piso 0
1170 - 147 Lisboa

Freguesia: Campolide

Coordenadas: 
Data de actualização:
2019