Início » Investir » Conhecimento e Inovação

Conhecimento e Inovação

A cidade de Lisboa é uma cidade do conhecimento, uma capital europeia recetiva às inovações sociais e tecnológicas, um local privilegiado para a produção científica e para a experimentação, partilha e divulgação de novos produtos.

Lisboa dispõe da maior rede de universidades e centros de investigação do país, contando com 141.266 mil estudantes universitários na sua área metropolitana (117 mil na cidade), cerca de 68 estabelecimentos de ensino superior, e mais de 10 mil professores em 2017/2018.

A atratividade de Lisboa enquanto cidade do conhecimento e da inovação tem aumentado de uma forma muito expressiva ao longo dos últimos anos. No ano letivo de 2017/2018 inscreveram-se nas instituições de ensino superior 20.246 estudantes de nacionalidade estrangeira, considerando toda área metropolitana de Lisboa, a que correspondem 17.854 estudantes, se considerarmos apenas a cidade de Lisboa. 

A cidade conta ainda, em 2017/2018, com 11.125 investigadores doutorados que desenvolvem projetos nos centros financiados pela Fundação de Ciência e Tecnologia. 

A transferência do conhecimento da academia para as empresas e para a cidade, a  atração e retenção dos melhores talentos nacionais e internacionais e a integração dos centros de investigação em redes internacionais são desafios que Lisboa actualmente se propõe trabalhar.