Início » Investir » Investimento » Lisboa em Números

2,8 milhões de habitantes na Área Metropolitana de Lisboa (dos quais 505 mil na cidade) 

66,5 mil milhões de euros é o PIB apresentado pela Área Metropolitana de Lisboa

1,3 milhões de empregos Área Metropolitana de Lisboa 

323 mil empresas (das quais 99 mil se encontram na cidade)

141 mil alunos matriculados no ano 2017/2018 no ensino superior na Área Metropolitana de Lisboa

26 mil alunos diplomados no ano 2016/2017 no ensino superior na Área Metropolitana de Lisboa

1,5% do PIB da Área Metropolitana  de Lisboa em despesas de investigação e desenvolvimento

Lisboa assume-se como uma localização privilegiada para sedes regionais ou europeias de empresas multinacionais, sendo uma cidade muito competitiva para a instalação de centros de investigação e centros de competência de multinacionais, assumindo um alto potencial para a localização de “shared services” e “nearshore”.

Num contexto de globalização, a procura de informação estratégica torna-se uma necessidade, seja para as empresas, como para os territórios. A eficácia do desenvolvimento económico depende da capacidade coletiva (empresas, Estado, universidades, etc.) em transformar a informação em conhecimento, na expectativa de antecipar oportunidades, riscos, desafios e tendências emergentes.

A pesquisa, obtenção, tratamento, armazenamento e difusão sistemática de informação estratégica relevante, transversal a vários domínios de intervenção, define-se como Inteligência Económica. A Câmara Municipal reconhece a importância desta área como contributo para gerar competências e vantagens competitivas para cidades e empresas, criar e consolidar parcerias entre os atores da cidade, melhorando a cooperação entre os setores público e privado e fortalecendo a economia, através do conhecimento e do capital intangível.