Motor Económico e Financeiro

A região de Lisboa representa cerca de 40% do PIB nacional e concentra um elevado número de empresas tecnológicas e de investigação. É o núcleo de uma região com 3 milhões de habitantes, onde se localizam os centros de decisão económica do país.


Sede de cerca de 99.000 empresas (não financeiras), Lisboa emprega 614,000 pessoas, o que representa 1/3 do sector empresarial do País.


Cerca de 3% das novas empresas são do sector da alta ou média/alta tecnologia, grande parte são empresas estrangeiras, as quais empregam aproximadamente 15% da população ativa da região.


Lisboa é uma capital europeia extremamente recetiva às inovações tecnológicas e por isso tem sido escolhida por várias multinacionais para testes de mercado de novos produtos.


É na região de Lisboa que se concentra 15% do emprego em empresas maioritariamente de capital estrangeiro, sendo esta percentagem quase o dobro da verificada no resto do país.


Portugal é um dos principais destinos para o outsourcing de empresas de TICs, de acordo com a Lista de 2012 da consultora Gartner.


Lisboa surge em lugar de destaque no ranking de “Cidades Europeias do Futuro” na lista do Financial Times ("European Cities & Regions of the Future 2012/13") e ocupa o 2º lugar no ranking de Estratégia de Investimento Estrangeiro Direto das Cidades do Sul da Europa.