Início » Investir » Setores Estratégicos » Economia Digital

Economia Digital

Lisboa - cidade e área metropolitana - tem-se revelado muito atrativa para a instalação de empresas dos sectores das TIC, da área da Internet, Media e Audiovisual e indústrias do Software.

No que respeita às cidades, as TIC podem dar um contributo decisivo ao nível da sustentabilidade económica (por via da competitividade empresarial), social e ambiental. Segundo dados de 2007, 6,2% do emprego da cidade de Lisboa estava afeto ao setor das TIC.

No mundo globalizado em que vivemos, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) revestem-se de extrema importância. O volume, a dispersão e a velocidade de circulação de informação exigem que se encontrem novas soluções para novos (e antigos) problemas. Segurança, tratamento, gestão e difusão dessa informação, são temas centrais.

O impacto das TIC é transversal a todos os setores. Elas assumem um papel fulcral, quer por via direta ou indireta, em todos os domínios de atuação.

Lisboa tem sido capaz de atrair um conjunto de empresas internacionais de referência na indústria das TIC, software e internet, entre as quais se destacam a Fox, a Google, a Fujitsu, a Ferrostaal, a TVGlobo, a Huawei e a Microsoft.

Dado que o impacto das TIC nas economias e cidades modernas se traduz em investimento, exportações, emprego (incluindo a atração e retenção de talentos) e investigação, a Câmara Municipal de Lisboa tem vindo a desenvolver um trabalho junto de diversos parceiros com o objetivo de reforçar a atratividade e competitividade da cidade neste setor.