Arroios, Cultura e Lazer

Alameda recebe Ano Novo Chinês

01, Fevereiro 2019
O Ano Novo Chinês celebra-se dias 9 e 10 de fevereiro, na Alameda D. Afonso Henriques. Lisboa recebe o novo ano, sob o signo do porco.
  • Ano Novo Chinês
    Ano Novo Chinês

A Alameda D. Afonso Henriques servirá de cenário aos espetáculos que celebram o Ano Novo Chinês, nos dias 9 e 10 de fevereiro.

O programa foi anunciado hoje nos Paços do Concelho, com a presença do Conselheiro Cultural da Embaixada da República Popular da China, Shu Jianping, do representante das associações da comunidade chinesa em Portugal, Choi Man Hin, e do representante da Câmara Municipal de Lisboa, embaixador António Santana Carlos.

Na conferência de imprensa, Shu Jianping, agradeceu o "apoio institucional e material da Câmara Municipal de Lisboa", e o trabalho voluntário dos membros das associações da comunidade chinesa em Portugal, na pessoa de Choi Man Hin. O representante diplomático chinês manifestou o seu orgulho por, "entre 500 cidades em 120 países do mundo, Lisboa acolher uma das melhores celebrações do Ano Novo Chinês, este ano na sua sexta edição consecutiva".

Em 2019, assinalam-se os 40 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre Portugal e a República Popular da China.

As celebrações deste ano

8 de Fevereiro

Espetáculo no Teatro Nacional de S. Carlos com a Companhia Nacional de Ópera de Pequim

9 de Fevereiro 

11h00-12h00 Desfile na Av. Almirante Reis (da Igreja dos Anjos até à Fonte Luminosa da Alameda)

10h00-17h00 Feira tradicional na Fonte Luminosa da Alameda

13h00-16h30 Espetáculo na Fonte Luminosa da Alameda

10 de Fevereiro 

10h00-16h30 Feira tradicional na Fonte Luminosa da Alameda

14h00-16h30 Espetáculo na Fonte Luminosa da Alameda

Ano Novo Chinês

O Ano Novo Chinês, ou a Festa da Primavera, é a festa mais aguardada pela comunidade chinesa e uma oportunidade para mostrar à população portuguesa, os costumes de um povo que adotou Portugal como sua casa. É também uma oportunidade não só para os imigrantes chineses mas também para diversas comunidades estrangeiras estreitarem os laços entre ambos promovendo o diálogo intercultural, convivência e a integração.

Mais notícias sobre:
Arroios, Cultura e Lazer