Aula de Judo homenageia Nelson Mandela
11, Abril 2018Ricardo Robles, vereador da Educação, assinalou "os valores da cidadania, da liberdade, da luta contra a discriminação, contra o racismo e a xenofobia", que esta iniciativa celebra, e que "associa a educação, ao desporto, e aos valores que [ a escola de ] Nuno Delgado transmite. A parceria da câmara com a EJND – cuja "principal inspiração é a figura de Nelson Mandela e o seu legado" – através do programa “Blocos de Judo”, permitiu, ao longo de oito anos, "dar formação a milhares de crianças ", sublinhou o vereador, assumindo que a autarquia "quer dar continuidade" ao projeto.
O programa, “de cariz social, espírito cívico e desportivo, tem como objetivo a promoção da prática desportiva em crianças e adolescentes como ferramenta de formação cívica e de caráter, mas também como forma de combater a exclusão social em populações desfavorecidas”.
Antes da aula, a que assistiram a embaixadora da África do Sul, Mmamokwena Gaoretelelwe, o presidente da Junta de Freguesia da Estrela, Luís Newton, o presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, entre outros convidados, o cantor Tea Sea intrepretou músicas alusivas a Mandela.
Ao longo de toda a tarde, o ilustrador Nuno Saraiva foi desenhando numa tela de grande formato a figura do homenageado. Depois de fotografado, o desenho foi preparado num ficheiro, impresso e fotocopiado a preto e branco, e distribuido a todos os presentes.
Nelson Rolihlahla Mandela, nascido a 18 de julho de 1918, é considerado pelos sul africanos como o patriarca da “nação do arco-íris”. Em 2009, a Assembleia-Geral da ONU declarou 18 de julho como “Dia Internacional de Nelson Mandela”. Madiba, como também era conhecido, foi distinguido com o Prémio Nobel da Paz em 1993, vindo a falecer dez anos mais tarde.