Urbanismo

Colóquio NoVOID - Ruínas e Espaços Vacantes na Cidade: Pensar a Transitoriedade no Urbano

05, Janeiro 2017
Discutir as possíveis virtudes e as potencialidades urbanísticas dos espaços arruinados e vacantes das cidades é o objetivo deste encontro, que decorre em 16 de janeiro, a partir das 14h00, no CIUL.

No âmbito da relação mantida com as Universidades e o meio académico,  o CIUL – Centro de Informação Urbana de Lisboa tem vindo a apoiar e a acolher sessões de apresentação e divulgação de projectos de investigação, cujos temas abordam questões urbanas.

Numa fase inicial de projecto, a apresentação dos trabalhos visa o debate e a partilha de ideias entre a comunidade científica, técnicos e público em geral assim como o estabelecimento de stakeholders.

Neste sentido, o CIUL recebe no próximo dia 16 de Janeiro, a partir das 14h, a sessão de apresentação do Projecto NoVOID - Ruínas e Terrenos Vagos nas Cidades Portuguesas, organizada pelo CEG/IGOT e o CIAUD/FAUL.

Trata-se de um projecto de investigação financiado pela FCT, que tem por objectivo problematizar e discutir as possíveis virtudes e as potencialidades urbanísticas dos espaços arruinados e vacantes das cidades.

A sessão integra diversas apresentações por parte não só dos professores envolvidos, mas também de técnicos da Câmara Municipal de Lisboa e de outros especialistas, convidados a contribuir para esta reflexão.

Inscrições: ciul@cm-lisboa.pt

PROGRAMA:

14.00

Pensar os espaços abandonados na cidade perfurada:

A perspetiva do Projeto NoVOID | Eduardo Brito-Henriques, CEG/IGOT-UL

14.30

O protagonismo do “vazio” na AML | Sofia Morgado, CIAUD/FA-UL

14.50

Planos e projetos de médio/longo prazo para espaços vacantes na cidade de Lisboa | Eduardo Campelo (Departamento de Planeamento Estratégico/CML)

15.10

Exemplos de arquitecturas efémeras e usos transitórios em espaços vacantes | João Pernão e José Aguiar, CIAUD/FA-UL

15.30

O programa de arte urbana da CML |Inês Machado (Gabinete de Arte Urbana/CML)

16h

INTERVALO

16.20

Espaços vacantes, biodiversidade e sustentabilidade urbana | Ana Luísa Soares e Sónia Talhé Azambuja, CEABN/ISA-UL

16.40

Estratégias de consolidação sustentável da infraestrutura verde de Lisboa | Duarte Mata (Gabinete Vereador José Sá Fernandes/CML)

17.00

DEBATE | Moderação de Cristina Cavaco, CIAUD/FA-UL

17.20

Síntese e conclusões | Relator João Rafael Santos, CIAUD/FA-UL

17.40

Encerramento | Eduardo Brito-Henriques, CEG/IGOT-UL e Cristina Cavaco, CIAUD/FA-UL

Mais notícias sobre:
Urbanismo