Intervenção social

Diabetes e Família

15, Novembro 2019
Em Portugal, são diagnosticados cerca de 200 casos de diabetes por dia. Mais de 50% dos casos tipo 2 são preveníveis. Os dados foram revelados pela Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), num encontro em Lisboa.

No Dia Mundial da Diabetes, assinalado hoje, 14 de novembro, a Câmara Municipal de Lisboa e a APDP promoveram uma conferência sobre a doença crónica que afeta tantos portugueses.

A sessão pública “Diabetes: proteja a sua família” - com a participação do vereador dos Direitos Sociais, Manuel Grilo, e da diretora geral da Saúde, Graça Freitas - pretendeu sensibilizar a população sobre o impacto que a diabetes tem junto das famílias, no diagnóstico, na intervenção e na gestão da doença.

A APDP alertou para os “resultados devastadores com cerca de 200 diagnósticos por dia em Portugal” e reforçou que o objetivo é o de educar, para que todas as pessoas com um diagnóstico da diabetes, tenham acesso à informação sobre como prevenir e controlar a doença.

Neste sentido, o protocolo estabelecido com a APDP foca-se na área da literacia, com o intuito de proporcionar, em situações mais vulneráveis, um maior conhecimento para lidar com a doença.

No próximo sábado, dia 16 de novembro, a Caminhada Noturna pelos Miradouros de Lisboa encerra o programa organizado pela autarquia e pela APDP. Contamos consigo.

Mais notícias sobre:
Intervenção social