Desporto

Estão de volta as Olisipíadas

10, Janeiro 2016

A segunda edição dos Jogos de Lisboa arrancou este domingo, 10 de janeiro, com a participação de cerca de 500 crianças e jovens da cidade.

Antecipando uma participação superior ao ano passado - quando ainda decorrem as inscrições - o vereador do Desporto da Câmara de Lisboa anuncia, desde já, uma edição com um “modelo mais ambicioso”. Até maio, informou Jorge Máximo, terão lugar mais de 100 competições locais, de doze modalidades individuais e coletivas, incluindo o desporto adaptado.

O pontapé de saída foi dado num relvado sintético inaugurado há, precisamente, dezassete anos, no Clube Atlético e Cultural de Carnide, com a participação de jovens futebolistas das freguesias de Benfica, Carnide, Lumiar, Santa Clara e São Domingos de Benfica. O Pavilhão do Casal Vistoso, recebeu igualmente jovens jogadoras e jogadores de futebol, das freguesias de Alvalade, Areeiro, Arroios, Avenidas Novas, Campolide e Santo António.

O andebol, no Complexo Desportivo da Lapa, foi a outra modalidade em destaque, neste dia inaugural, com a participação de atletas das freguesias de Campo de Ourique, Estrela, Misericórdia, Penha de França, Santa Maria Maior e São Vicente.

As Olisipíadas são uma organização da Câmara Municipal e das 24 freguesias da cidade, em parceria com os Comités Olímpico e Paralímpico de Portugal, as Associações e Federações Desportivas, clubes da cidade e agrupamentos escolares. Destinadas a crianças e jovens entre os 6 e os 14 anos, decorrem em duas fases: competições locais, entre janeiro e maio, e fase final em junho.

As inscrições continuam abertas até ao próximo dia 15 de janeiro, e podem ser feitas no site da Câmara Municipal de Lisboa, nas juntas de freguesia, nos clubes e nas escolas.

A grande festa final no Terreiro do Paço, de 1 a 3 de junho, antecede as competições finais, a realizar nos dias 4 e 5 de junho, no Estádio Universitário de Lisboa.

Mais notícias sobre:
Desporto