Arroios, Cultura e Lazer, Santa Maria Maior

Fotografias de Eduardo Portugal

25, Setembro 2015
  • Fotografias de Eduardo Portugal
    Fotografias de Eduardo Portugal

O Arquivo Municipal de Lisboa / Fotográfico (Rua da Palma, 246), tem patente, desde o dia 24 de setembro, a exposição mi.nús.cu.lo por Eduardo Portugal. Trata-se de uma mostra de retratos fotográficos minúsculos (a maioria por redução), inéditos, da autoria de Eduardo Portugal, um dos grandes fotógrafos que captou a cidade de Lisboa na primeira metade do século XX.

Na mostra agora patente - que a vereadora do pelouro da Cultura, Catarina Vaz Pinto, inaugurou e visitou demoradamente no dia 24 - revela-se a dimensão de retratista de Eduardo Portugal, sobretudo durante os anos da década de 1920, quando o fotógrafo, no início desta atividade, evidenciou uma propensão artística e gosto pela minúcia.

Os comissários da exposição, José Luís Neto e Sofia Castro, responsáveis pela seleção dos retratos inéditos no acervo do Arquivo, optaram por uma apresentação minimalista, com as largas molduras a destacarem a reduzida dimensão dos retratos, revelando o experimentalismo do autor, retratando com fecho óptico e jogos de luz, trabalhando posteriormente os negativos. Entre as figuras retratadas, para além de gente desconhecida e conhecidos anódinos, figuram personalidades de relevo na sociedade lisboeta de então, como Reinaldo dos Santos, Ivo Cruz ou Luís Pastor de Macedo, bem como auto-retratos de Eduardo Portugal.

A exposição está patente no Arquivo Municipal de Lisboa / Fotográfico (Rua da Palma, 246), de segunda a sábado, das 10h00 às 19h00, até ao dia 23 de janeiro de 2016.

Array
Mais notícias sobre:
Arroios, Cultura e Lazer, Santa Maria Maior