Desporto

Início da 2ª edição das Olisipíadas

08, Janeiro 2016
As Olisipíadas vão começar no próximo domingo, dia 10 de janeiro de 2016, em vários locais da cidade, com a primeira de várias fases locais, nas modalidades de futebol e andebol, integrando os grupos de competição dos agrupamentos de freguesias da zona norte, centro e centro histórico de Lisboa (programa em anexo).

A sessão de abertura dos jogos a realizar na zona norte da cidade terá lugar às 9h30 no campo do Clube Atlético e Cultural de Carnide (Rua Prof. Sedas Nunes). Os jogos das equipas da zona centro decorrerão no Complexo Desportivo Municipal do Casal Vistoso (Rua João da Silva, Areeiro) a partir das 10h30 e o Complexo Desportivo da Lapa (Rua do Quelhas, 32) acolherá os jogos dos atletas das freguesias do centro histórico, a partir das 11h30.
Para este primeiro momento desportivo contamos com a presença de cerca de 500 crianças e jovens. No entanto, as inscrições ainda continuam abertas até ao próximo dia 15 de janeiro. As mesmas podem ser feitas através do site, das Juntas de Freguesias, dos clubes e das escolas.

Durante 5 meses, a Câmara Municipal de Lisboa ( CML)  em parceria com as Juntas de Freguesia vão promover mais de uma centena de atividades desportivas em toda a cidade, possibilitando a muitos jovens (6 aos 14 anos) a experimentação e a competição de diversas modalidades desportivas (12 modalidades, individuais e coletivas), incluindo o desporto adaptado. Esta edição contará igualmente com várias iniciativas intergeracionais e de experimentação, bem como a introdução dos desportos náuticos.

Em ano olímpico, as Olisípiadas serão uma forma privilegiada de divulgar o espírito e os valores olímpicos junto das crianças de Lisboa. Como embaixadores dos jogos contamos com a colaboração dos dois primeiros Campeões Olímpicos de Portugal: Rosa Mota e Carlos Lopes que juntamente com os padrinhos das modalidades serão uma referência desportiva que levam às crianças a mensagem do poder do desporto. Paralelamente, a CML e o Comité Olímpico de Portugal vão dinamizar, junto das escolas do 1ª ciclo do ensino Público, o Programa de Educação Olímpica que visa levar o Olimpismo e os Jogos Olímpicos às escolas, promovendo um conjunto de atividades que passam, não só pela sala de aula, mas também pela prática desportiva e o contato com atletas e campeões olímpicos. Serão abordadas diferentes áreas, tais como: a história, os valores, a simbologia e os jogos olímpicos.  

Os jogos da cidade vão culminar com uma grande festa final no Terreiro do Paço, de 1 a 3 de junho, com várias iniciativas lúdico-desportivas para toda a família, a que se seguem as competições finais dos jogos, a realizar nos dias 4 e 5 de junho, no Estádio Universitário de Lisboa.