Desporto

Judo, Rugby, Natação e Ciclismo nas Olisipíadas 2016. "Lisboa a Mexer" mobilizou milhares de atletas.

23, Janeiro 2016
As provas locais da segunda edição das Olisipíadas continuaram este fim de semana, num sábado dedicado ao Judo, Rugby, Natação e Ciclismo. No final do dia houve ainda tempo para o "Lisboa a Mexer" mobilizar milhares de atletas.
  • Judo, Rugby Natação e Ciclismo nas Olisipíadas 2016
    Judo, Rugby Natação e Ciclismo nas Olisipíadas 2016

Olisipíadas

A manhã do dia 23 de janeiro foi dedicada a torneios de Judo, Rugby e Natação, com representantes das freguesias de Benfica, Carnide, Santa Clara, Lumiar e São Domingos de Benfica, as mesmas que durante a tarde se fizeram representar na modalidade de natação, na piscina municipal da Boavista.

A mascote Kiko não faltou, animando os pequenos participantes, muito aplaudidos por pais e professores.

Na presença do vereador responsável pelo pelouro do Desporto da CML, Jorge Máximo, acompanhado da diretora do Desporto, Sónia Paixão, 60 judocas protagonizaram, no pavilhão do Centro Social da Musgueira, grandes combates, e 90 crianças responderam à chamada para as provas de rugby, nos Campos do Alto do Lumiar.

Já na piscina municipal da Boavista, foram 40 os nadadores que exibiram todos os estilos e deram corpo à jornada inaugural da modalidade nesta segunda edição das Olisipíadas.

À tarde, aproveitando o dia primaveril, meia centena de ciclistas representantes de Marvila, Beato, Olivais e Parque das Nações deram o seu melhor nos vários escalões da modalidade, nos jardins do Parque Tejo. Na ocasião, as boas vindas às crianças e acompanhantes foram dadas pelo presidente da Junta de Freguesia do Parque das Nações, José Moreno, pelo antigo campeão de ciclismo Joaquim Gomes e pelo vereador Jorge Máximo - acompanhados, naturalmente, pela mascote Kiko.

Um dia de emoções fortes, que contou no total com 240 atletas. 

Lisboa a Mexer

O final da tarde decorreu na Alameda da Cidade Universitária, onde milhares de atletas se concentraram para a XXIII edição do Campeonato Nacional de Estrada (duas provas de 10 000 metros, feminina e masculina). Na ocasião deste evento, com organização conjunta da Federação Portuguesa de Atletismo e da Câmara Municipal de Lisboa, centenas de lisboetas mobilizaram-se para uma aminhada enquanto cerca de um milhar de outros (incluindo o vereador Jorge Máximo) acompanhou a prova masculina dos 10 000 metros. Esta segunda prova do evento, designado "Lisboa a Mexer", resultou de uma proposta da comunidade Portugal Running ao Orçamento Participativo e que mereceu a adesão de milhares de votantes.


Consulte AQUI o calendário das próximas provas das Olisipíadas.

Mais notícias sobre:
Desporto