acontece-munícipe, Cultura e Lazer, Habitar

Lisboa vai receber o URBACT City Festival em Setembro próximo

26, Fevereiro 2018
Programa europeu escolhe Lisboa para a reunião anual das cidades sobre as políticas para um desenvolvimento urbano sustentável. Mais de 210 municípios vão concentrar-se a 13 e 14 de Setembro, no Pátio da Galé, no 3.º Urbact City Festival. Entre as boas práticas em destaque há duas da Câmara Municipal de Lisboa: a Estratégia BIP-ZIP e o programa Lojas com História.

Lisboa foi o local escolhido para o 3.º URBACT City Festival, anunciou ontem esta entidade europeia. A capital portuguesa vai assim reunir em 13 e 14 de setembro próximo, no Pátio da Galé, 210 cidades e os exemplos das melhores soluções e políticas que estas usam para enfrentar as questões do desenvolvimento urbano sustentável. 

A Estratégia de Desenvolvimento Local - BIP ZIP e o programa Lojas com História, da Câmara Municipal de Lisboa, são duas das boas práticas em destaque e que foram distinguidas com um prémio por esta agência europeia como exemplos para a discussão do que deve ser o futuro das cidades.

Entre as preocupações das cidades que se juntam nesta reunião anual estão questões relacionadas com a forma como devem evoluir para se tornarem mais igualitárias, mais capazes de acolher novos habitantes, de atrair novos campos de atividade, combater o desemprego, preparar o embate das mudanças climáticas. Como fazer tudo isto com menos? São estas as perguntas que as cidades se colocam a si mesmas, de forma premente, e que são discutidas em rede na URBACT.

A terceira edição do URBACT City Festival congrega o trabalho feito nos últimos três anos por 20 redes internacionais e mais 210 cidades europeias. Lisboa será assim a montra de soluções desenhadas e testadas pelos parceiros, como formas de atuação inovadoras e inteligentes para a resolução dos problemas urbanos.

Este festival tem vindo a revelar-se um palco cada vez mais alargado para debater os atuais desafios do desenvolvimento das cidades, tanto na Europa, como noutros pontos do globo, assumindo-se como que Laboratório urbano, em que os participantes são conduzidos através de um programa de dois dias repleto de intercâmbios estruturados e encontros.  

As sessões no Pátio da Galé, local principal do festival, serão intercaladas com visitas externas que vão permitir os participantes compreender melhor Lisboa e explorar os diferentes aspetos dos seus desenvolvimentos recentes.

Desde 2015, o Festival URBACT é um dos principais eventos europeus na agenda do desenvolvimento urbano, reunindo as pessoas e entidades que estão a explorar novos territórios no pensamento e nas políticas urbanos, tanto ao nível mais próximo em termos locais, como nos níveis mais alargados de intervenção.

O URBACT permite que as cidades trabalhem em conjunto para desenvolver novas e sustentáveis soluções para grandes desafios urbanos, através de redes, partilha de conhecimento e construção de capacidades para os profissionais urbanos. Este programa europeu de cooperação territorial promove o desenvolvimento urbano integrado sustentável nas cidades de toda a Europa. É financiado pelo Fundo Europeu de desenvolvimento regional e pelos Estados-Membros e parceiros da UE desde 2002.