Belem, Desporto, Município

Lisboa2Baku: uma aventura de bicicleta

10, Abril 2015
  • Partida de Jorge Crsitóvão no Lisboa2Baku
    Partida de Jorge Crsitóvão no Lisboa2Baku

Arrancou na manhã de 10 de abril, junto à Torre de Belém, uma longa aventura de bicicleta rumo a Baku protagonizada por Jorge Cristóvão, um ex-militar de 53 anos que em 10 de junho entregará a Bandeira Nacional na capital do Arzebaijão, destinada a acompanhar a Missão Olímpica na cerimónia de abertura dos Jogos Europeus. Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa esteve na partida, acompanhado pelo vereador do Desporto, Jorge Máximo.

Numa curta cerimónia antes realizada, Jorge Cristóvão recebeu de Fernando Medina uma carta destinada ao seu homólogo de Baku. O edil desejou “a maior das sortes” na aventura e explicou que a carta “é muito apropriada” aos objetivos da iniciativa, pois para Medina o desporto é hoje “um dos grandes elementos de formação da sociedade moderna”. 

A paz, a tolerância e a liberdade, tal como a cooperação, a lealdade ou a dedicação são valores intrínsecos ao desporto, fundamental para a formação dos jovens e de todos “naquilo que há de mais nobre e mais importante”, disse, lembrando que são esses os valores presentes nos jogos em Baku e em todo o trabalho olímpico.

“O Jorge é portador ao longo destes sete mil quilómetros é portador de uma mensagem com estes valores”, conclui, afirmando que a Câmara de Lisboa se associou com prazer a esta iniciativa. 

 

Celebrar o desporto

Jorge Cristóvão, que se desloca numa bicicleta elétrica fornecida pela BMW (BMW Cruise E-Bike), recebeu também das mãos do presidente do Comité Olímpico Português, José Manuel Constantino, várias cartas dirigidas aos presidentes dos comités olímpicos dos locais por onde irá passar, designadamente Espanha, França, Mónaco, Itália, Grécia, Turquia, Geórgia e Azerbaijão, para além do Comité Olímpico Europeu, onde se salienta a importância dos jogos para a afirmação do desporto europeu. 

Na partida, acompanhada pela banda da GNR, que tocou o Hino Nacional durante o descerrar da bandeira, estiveram ainda Rosa Mota, familiares, responsáveis desportivos e vários atletas que irão participar na competição. 

Os Jogos Europeus Baku 2015 realizam-se pela primeira vez na história e têm por objetivo criar um novo momento de celebração do desporto, unificando o desporto tradicional e moderno no Velho Continente. 

Portugal já tem assegurada a participação de 99 atletas em 14 modalidades, para um evento desportivo em que estarão em disputa 253 competições de medalha. 

A chegada de Jorge Cristóvão a Baku está prevista para 10 de junho, Dia de Portugal e das Comunidades, dois dias antes da cerimónia de abertura dos Jogos Europeus. Todo o percurso pode ser seguido através do sitio oficial da iniciativa na internet. 

Mais notícias sobre:
Belem, Desporto, Município