Portugal Rugby Youth Festival de volta ao Estádio Universário
03, Abril 2018Segundo a organização, este evento desportivo está "rapidamente a estabelecer-se como o melhor torneio europeu de rugby para equipas jovens", sendo considerado por publicações internacionais como o maior evento de rugby juvenil da Europa.
A apresentação decorreu ao final da manhã desta 3ª feira, dia 03 de abril, nos Paços do Concelho onde a diretora do Departamento de Desporto da CML destacou o festival como “um grande momento de festa na cidade”, também fruto do trabalho desenvolvido pela autarquia em prol do desporto
Um festival que, lembrou a responsável, pelo segundo ano consecutivo alcançou o estatuto de utilidade desportiva atribuído pelo governo.
Em contagem decrescente para 2021, ano em que Lisboa será capital Europeia do Desporto, Sónia Paixão destacou o empenho da CML no apoio aos clubes da cidade, na requalificação das instalações desportivas mas também na captação de grandes eventos desportivos mundiais para a cidade.
Portugal Rugby Youth Festival
Este ano a 10ª edição do festival terá uma novidade, pela primeira vez vão participar na competição equipas femininas
“Um marco para a CML, pelo que tem feito pela integração do desporto no feminino” destacou Sónia Paixão.
Os números deste ano são a prova do crescimento do Festival: 3 mil jogadores, 350 jogos, 100 equipas, que irão jogar em 8 campos, e 30 árbitros.
Um vento que terá um impacto turístico na cidade com presença de 35 equipas estrageiras o que representam um total de 4100 dormidas, distribuídas por 12 unidades hoteleiras.
Uma competição cada vez mais global, diz a organização, que assinala a estreia de países como o Zimbabué, Gibraltar e Malta, destacando ainda a presença de três equipas da Africa Sul, uma das maiores potencias mundiais da modalidade.
No primeiro dia da competição, sábado, todas as equipas jogarão entre 3 a 4 partidas. Os grupos de play-off e finais terão lugar no domingo.
Os rapazes estarão distribuídos em 4 grupos por escalão etário (Sub 13, Sub 15, Sub 17 e Sub 19), e as raparigas em 2 escalões (Sub 15 e Sub 19 ).
O festival será apadrinhado por Tomás Morais, que com “conhecimento de causa” classifica o RYF como um dos maiores eventos a nível mundial” deixando ainda uma palavra de agradecimento e elogio ao trabalho da CML em prol do rugby nacional, “Lisboa é um exemplo a seguir”, concluiu.
No final da conferência de imprensa deixou uma palavra especial a todos os jovens jogadores, “ que joguem como se não houvesse amanhã e já agora que a taça fique em Portugal”.