Cultura e Lazer, Município

Restauro da estátua de Dom José I em livro

15, Dezembro 2018
Publicado pela Câmara Municipal de Lisboa e a associação World Monuments Fund Portugal, o livro retrata os passos e o método utilizado no restauro da estátua equestre erigida na Praça do Comércio em 1755.

Foi apresentado em 14 de dezembro, na Sala do Arquivo dos Paços do Concelho, o  livro “Estátua Equestre D. José I: Intervenção de Conservação e Restauro”. A obra, publicada pela Câmara Municipal de Lisboa e a associação World Monuments Fund Portugal, é ilustrada por diversas fotografias e sistematiza os diversos momentos da campanha de restauro iniciada em 2012, aborda o método utilizado e identifica os estudos levados a cabo e a documentação recolhida. 

Catarina Vaz Pinto, vereadora da Cultura, participou no evento e usou da palavra para sublinhar a importância atribuída pela autarquia à preservação dos monumentos da capital, particularmente a esta estátua, “única na cidade”, afirmou o académico Miguel Faria, um dos responsáveis pelo processo de restauro e co-autor do livro. 

Na sessão intervieram ainda José Blanco, presidente da World Monuments Fund Portugal, e José Delgado Rodrigues, consultor cientifico no projeto para a conservação da pedra.