Segurança

RSB conquista o 2.º lugar no Concurso Nacional de Manobras

01, Julho 2016
  • RSB conquista o 2.º lugar no Concurso Nacional de Manobras
    RSB conquista o 2.º lugar no Concurso Nacional de Manobras

O Regimento de Sapadores Bombeiros participou com duas equipas que conquistaram o 2.º lugar, no 35.º Concurso Nacional de Manobras, Prova da Manobra da Bomba, realizado entre os dias 20 e 23 de maio, no Complexo Desportivo do Instituto Politécnico de Bragança.

Uma iniciativa da Liga dos Bombeiros Portugueses e que contou com a presença do Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes.

Cerca de 400 operacionais de 31 equipas, femininas e masculinas, de bombeiros profissionais, bombeiros voluntários e cadetes, masculinas e femininas, vindos de Lisboa, Porto, Faro, Santarém, Viseu, Açores, Braga, Coimbra, Évora, Leiria e Faro, marcaram presença nas provas desportivas.

Testar a capacidade de intervenção, com espirito de equipa, tal como se exige na missão de bombeiro, ser rápido e gastar o menos tempo possível com “excelência” é um dos objetivos do evento.

Em declarações à Sic Notícias, Vitor Machacaz, Chefe de 2ª Classe do RSB, afirma que “esta competição requer muito treino, muita preparação e dedicação à causa. Nós fazemos estes treinos no serviço e nas folgas, quando se aproxima a data da prova”.

Prova esta que consiste na “montagem do grupo moto-bomba, com quatro chupadores em expiração no rio, ao ataque com 2 agulhetas, empregando 2 lances mangueiras de 70mm, 1 disjuntor e 4 mangueiras de 50mm”.
A troca de experiências e a partilha de conhecimentos entre as várias corporações de bombeiros do país está patente neste encontro, mas o objetivo principal é o apuramento de equipas portuguesas para o Campeonato Europeu de Manobras.

Mais notícias sobre:
Segurança