Mobilidade, Município, Santa Maria Maior

Rua dos Remédios devolve segurança ao Bairro de Alfama

25, Junho 2016

Mais ampla, com passeios seguros e confortáveis, acessível a pessoas com mobilidade condicionada. Assim se apresenta a requalificada rua dos Remédios - hoje reaberta em clima de festa(s) - com iluminação pública renovada e bancos de jardim, numa rua, finalmente, devolvida às pessoas.

"Caía-se muito, partiram-se aqui muitos braços e pernas" disse a Dona Maria do Carmo, residente no bairro de Alfama há setenta anos. Agora que as obras estão concluídas, afirma, em tom bairrista, que esta é a "rua mais linda".

Uma opinião partilhada pelos moradores mas também pelo presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, entidade responsável pela execução dos trabalhos. Miguel Coelho, revelou que "a obra resultou da constatação que a rua estava muito perigosa para os peões". A "rua está agora mais bonita, e mais segura".

Uma obra "pesada, de alguma complexidade", considerou o autarca, só possível graças à colaboração entre a Junta e o Município, e que "consagra a reforma administrativa", concluiu.

Longe da vista, sob o novo pavimento revestido de granito cinza alpalhão, a substituição de um troço do coletor de saneamento e uma nova rede de drenagem pluvial, completam a intervenção levada a cabo nos últimos meses, no âmbito do Programa Pavimentar Lisboa 2015-2020.

"Este foi o primeiro protocolo de delegação de competências que a Câmara fez com uma junta, para uma obra deste tamanho", revelou Fernando Medina. "Valeu a pena", disse, manifestando a "esperança" que o desfecho desta obra se estenda por toda a cidade.

Estamos a trabalhar para "uma cidade melhor, com mais qualidade, com mais segurança para todos aqueles que usam os passeios". Apesar de "mais demoradas e mais caras", estas "são obras melhores porque resolvem mesmo os problemas, tornam a vida melhor para todos". São, concluiu Medina, "obras de futuro".

A rua dos Remédios, nome atribuído a partir de 1859 (antiga rua das Portas da Cruz), deve o seu nome à ermida de Nossa Senhora dos Remédios, atual Capela com o mesmo nome, edificada na primeira metade do século XVI.

Array
Mais notícias sobre:
Mobilidade, Município, Santa Maria Maior