Mobilidade, Município, Santa Clara

Sessão de esclarecimento sobre Operação de Reabilitação urbana de Santa Clara

29, Junho 2017

Teve lugar no dia 29 de junho, na sede da Junta de Freguesia de Santa Clara,  uma sessão de esclarecimento no âmbito da Discussão Pública da Operação de Reabilitação Urbana Sistemática de Santa Clara.

A discussão pública da alteração aos limites da Área de Reabilitação Urbana de Santa Clara está decorrer dia 12 de julho podendo os interessados fazer chegar as suas participações através dos serviços da Junta de Freguesia de Santa Clara, do balcão de atendimento dos serviços da CML no Campo Grande, no Centro de Informação Urbana, na Rua do Viriato, ou ainda aqui, através da página da CML.

Num primeiro momento foi feita a apresentação do projeto e num segundo foi dada voz às das cerca de duas dezenas de pessoas presentes numa troca de ideias muito participada. 

Coube a Manuel Salgado, responsável do pelouro do urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa fazer o enquadramento do projeto, relembrando a importância de localizar equipamentos nesta zona da cidade, "não só para utilização dos residentes mas para atrair pessoas de outras freguesias de Lisboa".

O responsável da CML explicou os os detalhes referentes às alterações agora previstas, quer a nível de requalificação dos espaços, quer de mobilidade colocando a tónica na participação nesta consulta pública "são programas feitos de pequenos passos feitos em conjunto, só assim valorizamos o território e tornamos atrativa a freguesia".

A Operação de Reabilitação Urbana Sistemática prevê uma intervenção integrada de reabilitação do edificado, de qualificação de infraestruturas , de equipamentos e  dos espaços verdes e urbanos de utilização coletiva.

Um projeto que é, para Maria da Graça Ferreira, presidente da Junta de Freguesia de Santa Clara, "uma necessidade e uma prioridade para a freguesia".

A área de intervenção da ARU-Santa Clara abrange parte da atual freguesia de Santa Clara, a qual integra a área correspondente ao antigo Núcleo Histórico da Ameixoeira, os três núcleos delimitados como áreas urbanas de génese ilegal, e também algumas zonas urbanas de caráter consolidado, mas cuja integração e colmatação se pretende resolver com este projeto.

 

 

 

Mais notícias sobre:
Mobilidade, Município, Santa Clara