Cultura e Lazer, Desporto, Município

Vêm aí os “fórmula 1 do mar”

25, Maio 2015
  • Abertura da Village Race Lisboa
    Abertura da Village Race Lisboa

Já abriu na Doca de Pedrouços a Race Village de Lisboa, à espera da maior competição de vela oceânica do mundo que deverá entrar no Tejo esta quarta feira. O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa esteve na abertura, em 25 de maio, e cortou a fita inaugural com o presidente da Câmara de Oeiras, Paulo Vistas, e vários responsáveis da Volvo Ocean Race. 

Medina visitou demoradamente o espaço, que até 7 de junho oferece aos visitantes na antiga Docapesca um programa repleto de atividades como concertos, exposições, mercado de produtos e demonstrações, e manifestou o seu regozijo por Lisboa acolher a maior regata à volta do mundo. 

Capital atlântica da Europa

Uma grande aventura a nível mundial e “um grande evento” que, diz Fernando Medina, “representa bem a ligação de Portugal e Lisboa ao mar.” Por isso o edil afirma “orgulho” da cidade em receber esta etapa da Volvo Ocean Race, “muito bom em termos económicos” pela visibilidade mediática de Lisboa e pela actividade no local, mas sobretudo porque afirma “a nossa ligação de longo prazo com o mar e o fortalecimento da economia do mar.”

Por isso o edil não hesita em revelar que deseja a instalação da base permanente desta autêntica “fórmula 1 no mar” em Lisboa. Uma prova “extraordinária e única” que a cidade tem “todas as condições” para fixar, até porque “somos uma capital europeia com tudo o que de melhor há para oferecer ao mundo”, a única capital atlântica da Europa, afirma. 

Lisboa é a única capital europeia a receber a prova, que nesta 12.ª edição partiu de Alicante (Espanha) em outubro de 2014 e já passou pela Cidade do Cabo (África do Sul), Abu Dhabi (Emiratos Árabes Unidos), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), Itajaí (Brasil) e Newport (EUA).

Da capital portuguesa os velejadores seguem para Lorient (França) e Haia (Holanda), terminando em 27 de junho na cidade de Gotemburgo (Suécia), com um total de nove meses de competição e mais de 74 mil quilómetros. 

Mais informações 

Array
Mais notícias sobre:
Cultura e Lazer, Desporto, Município