Início » Participar » Lisboa em Debate

Lisboa em Debate

Os cidadãos têm a oportunidade de dar o seu contributo para o governo da cidade. Através da participação online todos podem expressar a sua opinião.

Nesta área, é disponibilizada informação necessária para que os cidadãos possam expressar uma opinião livre e fundamentada, disponibilizando-se meios diversos e eficazes, designadamente, consultas públicas.

Uma boa decisão nasce do debate de ideias - Participe, não deixe que outros decidam por si.

PROGRAMA UMA PRAÇA EM CADA BAIRRO – CONVITE À PARTICIPAÇÃO

A Câmara Municipal de Lisboa está a promover mais uma fase de participação Online no âmbito do Programa “Uma Praça em cada Bairro – intervenções em espaço público” através de um simples questionário. O objetivo desta fase é:

  • Obter um DIAGNÓSTICO da situação existente;
  • Recolher SUGESTÕES;
  • Definir PRIORIDADES de intervenção para integrar.

A par desta ação a Câmara Municipal de Lisboa com as Juntas de Freguesia vão promover também sessões presenciais de discussão de propostas mais concretas que integrarem as sugestões enviadas.

Esta fase vai decorrer até ao dia 31 de Janeiro de 2019 e integra as seguintes cinco intervenções: Largo de S. Sebastião da Pedreira, Largo do Rilvas, parte da Estrada da Luz, Largo Rodrigues de Freitas e Largo S. Vicente.
A participação poderá ser efetuada através do preenchimento de uma Ficha de Participação disponível  online.

Mais informação sobre o programa Uma Praça em Cada Bairro aqui.


Discussão Pública sobre “Recomendações de boas práticas na gestão de espólios arqueológicos: recolha, seleção e descarte”

Foi colocado para discussão pública entre os dias 28 de novembro e 30 abril de 2019 o documento de proposta – “Recomendações de boas práticas na gestão de espólios arqueológicos: recolha, seleção e descarte” no qual todos os profissionais envolvidos, mas também o publico interessado, poderão enviar os seus comentários, críticas e sugestões. As participações na discussão pública poderão ser efetuadas através do endereço eletrónico  Opens window for sending emailgestaoespolios@dgpc.pt. Entre os meses de janeiro e abril de 2019, serão realizadas sessões de apresentação e debate em diversos locais do território nacional.

Calendário da discussão pública

  • 27 de novembro 2018 - apresentação pública na sessão Boas práticas na gestão de espólio arqueológicos, no Padrão dos Descobrimentos, Lisboa;
  • janeiro – abril de 2019 – Sessões públicas de debate a nível regional (calendário a divulgar oportunamente);
  • 30 de abril de 2019 - Conclusão do período de discussão pública;
  • Maio de 2019 – elaboração de versão final do documento pelo Grupo de Trabalho para Espólios Arqueológicos;
  • 30 de maio de 2019 – entrega, pelo grupo de trabalho, à CML e DGPC da versão final do documento;
  • Até 31 de maio de 2019 – homologação (da versão final) do documento “Recomendações de boas práticas na gestão de espólios arqueológicos: recolha, seleção e descarte” pela DGPC e pela CML e divulgação pública.

Consulte a proposta  “Recomendações de boas práticas na gestão de espólios arqueológicos: recolha, seleção e descarte”. (305 KB)