Início » Visitar » Cidade » Terminais de Cruzeiros

TERMINAIS DE CRUZEIROS

O processo de requalificação urbanística da zona ribeirinha da cidade, iniciado nos anos 90 do século XX, teve como principal objetivo a devolução do rio à cidade sem perder o porto. Assim, promoveu-se a conservação do património arquitetónico afeto à atividade industrial e portuária, e, simultaneamente, surgiram novos equipamentos culturais e de lazer. Os três terminais de cruzeiros – Alcântara, Santa Apolónia e Jardim do Tabaco – encontram-se situados junto aos centros históricos e culturais da cidade, com acesso fácil e rápido aos locais de maior interesse turístico.

Em 2011 o porto de Lisboa recebeu o prémio para Melhor Porto Internacional de Cruzeiros, na segunda edição dos Cruise Excellence Awards, edição Atlântico e Norte da Europa

 Processo de entrada

TERMINAL DE CRUZEIROS DE ALCÂNTARA

Zona Ocidental

Zona com grande variedade de estabelecimentos de restauração e de animação noturna.
Destaques:  Museu do Oriente,  LX Factory Museu Nacional de Arte Antiga, bairro histórico da Madragoa.

 +info

TERMINAIS DE CRUZEIROS DE SANTA APOLÓNIA E DO JARDIM DO TABACO

Zona Oriental

Na envolvente encontram-se os bairros históricos de Alfama e da Graça e muitos estabelecimentos de restauração, de cultura e lazer, de animação noturna, miradouros e a zona ribeirinha.
Destaques:  Igreja de Santa Engrácia/Panteão Nacional,  Mosteiro de S. Vicente de Fora/Panteão Real,  Museu Militar,  Museu do Fado,  Fundação José Saramago (Casa dos Bicos),  Sé de Lisboa e  Castelo de S. Jorge.

 +info