Início » Viver » Habitar

Habitar

Depois de uma geração de políticas de habitação dominadas pelo realojamento dos bairros de barracas em Lisboa, está em curso um novo ciclo, que pretende colocar a reabilitação urbana no cerne das políticas municipais. Reabilitação que não se esgota no tecido edificado mas pretende ser integrada com a requalificação dos equipamentos e espaço público, com as novas políticas de mobilidade e com uma perspectiva de coesão social e territorial para toda a cidade.

Neste novo ciclo a política municipal de habitação deixa de se centrar exclusivamente na habitação municipal para abarcar uma visão de "habitat", embora sublinhando a existência de carências sócio urbanísticas nos BIP-ZIP, bairros e zonas de intervenção prioritária de Lisboa, um dos conceitos mais emblemáticos nascidos do  Plano Local de Habitação (PLH) e que está em desenvolvimento com um forte envolvimento e participação da sociedade civil.

Daqui para a frente é necessário garantir a sustentabilidade da política municipal de habitação e responder aos novos desafios, nomeadamente a dinamização do mercado de arrendamento, a oferta de habitação acessível para população jovem e não só, bem como a requalificação dos bairros municipais. É também necessário reforçar o quadro de parcerias com a sociedade civil já esboçado e que terá no Conselho Municipal de Habitação um instrumento fundamental.

Fonte: Relatório Final, 29 de março de 2012, 3ºFase Concretizar

Atualidade

Out 10, 2018

GEBALIS, 23 anos de trabalho na cidade

Criada em 2 de outubro de 1995, a empresa municipal de habitação comemora o seu 23.º aniversário no... saber mais...
Out 08, 2018

19.ª edição do Programa Renda Convencionada

Estão abertas as candidaturas para o arrendamento acessível de 21 habitações municipais, no âmbito... saber mais...

todas as notícias

Não foram encontradas notícias.

concurso Habitar o Centro Histórico