Videomapping 3D no Terreiro do Paço

Março 28, 2013
  • Videomapping Terreiro do Paço
    Videomapping Terreiro do Paço
Array

Durante o fim de semana prolongado da Páscoa, de 28 a 31 de março, a frontaria poente do Terreiro do Paço transforma-se numa tela gigante onde é projetado o espetáculo multimédia “Terreiro do Paço – a nossa Praça”. 

Partindo de ateliês com crianças e de desenhos infantis, o espetáculo de luz e som de 17 minutos celebra a páscoa e a chegada da primavera através de sequências de forte pendor poético e animações coloridas da responsabilidade dos artistas Nuno Maya e Carole Purnelle com a colaboração de 40 crianças de escolas do concelho de Lisboa. A música é do compositor Sylvian Moreau.

Na projeção inaugural, pontualmente às 21h00 do dia 28, e apesar da incessante chuva que persistia em cair, centenas de pessoas, incluindo muitos turistas que procuraram Lisboa nesta quadra, puderam maravilhar-se com a beleza e a precisão das imagens animadas que sucessivamente foram projetadas, ao som de envolvente música perfeitamente sincronizada.

No ensaio geral que decorreu no passado dia 27 de março, António Costa, presidente da CML e Manuel Salgado, vice-presidente confessaram-se deslumbrados com a projeção e com os efeitos produzidos. Na ocasião os artistas tiveram a oportunidade de oferecer a António Costa um dos desenhos das crianças. 

O espetáculo tem três sessões por dia entre as 21h e as 00h15 e nos intervalos, através de um suporte táctil permite que os espetadores interajam com a projeção criando os seus próprios efeitos visuais, que depois podem descarregar a partir do site www.pinturasdeluz.com. 

Este projeto foi o resultado de uma parceria entre a CML, a EGEAC e Associação de Turismo de Lisboa.