S.Ó.S Lisboa - Serviço de Teleassistência

O Serviço de Teleassistência é uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Fundação PT, que se destina a contribuir para a manutenção da autonomia dos seniores no seu domicílio, com dignidade e segurança, proporcionando uma resposta imediata em situações de urgência/emergência ou derivadas destas, 24 horas por dia, 7 dias por semana, bem como o apoio na solidão a todos aqueles que se encontrem em situação de vulnerabilidade ou dependência (física ou psicológica).

Como funciona?

Este serviço é operacionalizado através da disponibilização aos respectivos beneficiários, sem quaisquer encargos acrescidos à linha telefónica, de um equipamento telefónico com capacidade de efectuar, de forma simplificada, uma ligação para a Sala de Operações Conjuntas (SALOC), onde estão elementos da Proteção Civil, do Regimento de Sapadores Bombeiros e Polícia Municipal , garantindo-se um atendimento personalizado e o auxílio imediato em situações de emergência.

O número de apoio permanente ao requerente para a ligação à Sala de Operações Conjuntas (SALOC) da Câmara Municipal de Lisboa é o n.º verde 800 204 204.

Para o acompanhamento dos beneficiários foi constituído um Grupo de Voluntários, que têm como objetivos promover a proximidade da CML aos beneficiários do Serviço de Teleassistência, bem como combater a solidão e/ou o isolamento social dos mesmos, através de um contacto telefónico regular.

A quem se destina?
Podem beneficiar deste serviço os munícipes da cidade de Lisboa com idade igual ou superior a 65 anos, bem como os munícipes portadores de deficiência ou doença crónica determinante de incapacidade, se a incapacidade for igual ou superior a 60%

Quem pode solicitar?
O pedido pode ser feito pelo próprio, por familiares, através das Juntas de Freguesia, da Rede Social ou de outros, nomeadamente da rede de vizinhança.


Última atualização: 21/05/2019

O pedido pode ser feito mediante o preenchimento de formulário próprio e a entrega/envio dos documentos necessários:

Presencialmente numa das lojas de atendimento municipal (Loja Lisboa – Alcântara, Baixa, Entrecampos ou Marvila)

Por  email  (máximo 4MB por email)


Consulte:
 Folheto de divulgação  (1.3 MB)
• Perguntas Frequentes    


Mais informações:
 Departamento Para os Direitos Sociais

O serviço é gratuito, implicando apenas a disponibilidade de uma linha telefónica da rede fixa.