Casas de Fado
O Fado, canção urbana de Lisboa, surge no século XIX, nos bairros históricos da cidade e em contextos populares de convívio. Era cantado de forma espontânea, em espaços abertos ou fechados, por personagens do quotidiano, sobretudo marginal, e as letras das músicas retratavam as suas vivências, recorrendo à gíria e ao calão.
Mas, a presença de figuras da aristocracia nesta vida boémia, e, o caso de envolvimento amoroso do Conde de Vimioso com a fadista Maria Severa (meretriz de profissão), ditaram um futuro diferente para a história do Fado.
Em 1851 surge o Teatro de Revista que integra o Fado no seu reportório musical. A partir de 1930 são criadas companhias e coletividades de fadistas profissionais e, esta especialização, fomenta os primeiros registos discográficos de fado, produzidos em Portugal, e a inclusão do fado no guião das produções cinematográficas portuguesas e nas emissões de rádio.
O ritual de ouvir o Fado, tocado e cantado por profissionais, instala-se em casas próprias, onde também se podem saborear pratos ou petiscos da cozinha tradicional portuguesa. A par destas casas surgem outras onde se pode ouvir o Fado vadio, cantado por amadores e à desgarrada (em dueto e de improviso).
Este ritual perpetuou-se até aos nossos dias, tornando-se possível criar um Roteiro do Fado, com uma lista de casas de fado, eventos e visitas cantadas.
A importância que o Fado conquistou desde os seus primórdios até ao momento presente foi consagrada com a sua proclamação como Património Cultural Imaterial da Humanidade, em novembro de 2011 pela UNESCO.
- - A Baiúca (+ info)
- - A Parreirinha de Alfama (+ info)
- - A Severa (+ info)
- - Adega do Ribatejo (+ info)
- - Adega Machado (+ info)
- - Alfama Grill (+ info)
- - Bacalhau de Molho (+ info)
- - Café Luso (+ info)
- - Casa de Linhares (+ info)
- - Clube de Fado (+ info)
- - Dragão de Alfama (+ info)
- - Faia (+ info)
- - Guitarras de Lisboa (+ info)
- - Já Disse (+ info)
- - Lisboa à Noite (+ info)
- - Maria da Mouraria (+ info)
- - Marquês da Sé (+ info)
- - Mesa de Frades (+ info)
- - O Canto do Camões (+ info)
- - O Forcado (+ info)
- - Páteo de Alfama (+ info)
- - Restaurante Museu do Fado (+ info)
- - Restaurante Tipico Fado Maior (+ info)
- - Sr. Vinho (+ info)
- - Tasca do Chico (+ info)
- - Tasca do Chico Alfama (+ info)
- - Taverna Del Rey (+ info)
- - Timpanas (+ info)
- - Velho Páteo de Santana (+ info)