Início » Viver » Ambiente » Água » Abastecimento

Abastecimento de Água

A EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres é a empresa responsável pela produção, tratamento e abastecimento de água à cidade de Lisboa.

 

SISTEMA DE PRODUÇÃO

O sistema de produção da EPAL divide-se em 3 subsistemas:

Subsistema do Alviela, constituído pelo aqueduto do Alviela, faz a adução a Lisboa da água captada nas nascentes do rio Alviela, que chega por gravidade a Lisboa através do Reservatório dos Barbadinhos. No seu percurso existem várias ligações para fornecimento de água a outros concelhos como Torres Vedras, Mafra, Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço.

Subsistema do Tejo, constituído pela captação superficial de Valada - Tejo, pela estação de tratamento de Vale da Pedra e pelo aqueduto do Tejo que transporta a água para Lisboa. No seu percurso existem diversas ligações para fornecimento de água aos concelhos de Azambuja, Vila Franca de Xira e Loures.

Subsistema de Castelo do Bode, constituído pela torre de captação na albufeira da barragem que permite captar um milhão de m3 por dia; pelo túnel de ligação e estação elevatória que eleva as águas até à estação de tratamento da Asseiceira; e pelo adutor de Castelo do Bode, que transporta a água até Vila Franca de Xira.

O sistema de abastecimento é constituído pelas captações de água, estações de tratamento de água (ETA), adutores e toda a rede de distribuição do concelho de Lisboa. A EPAL fornece ainda água a mais 24 concelhos abastecendo mais de 2 milhões de consumidores.

Tratamento

A água que chega a Lisboa é tratada na Estação de Tratamento da Asseiceira, onde é submetida a vários tratamentos com cloro, correções e coagulações químicas, filtração em antracite e areia e desinfeção final com cloro gasoso.

Para além da quantidade de água, a qualidade é outra das preocupações da EPAL, garantindo aos consumidores o controlo da qualidade da água e da saúde pública, através da realização diária de colheitas de água em vários pontos de amostragem.

A água depois de consumida é conduzida através de esgotos até Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), que em Lisboa se situam em Chelas e Alcântara e em Beirolas, no concelho de Loures. 

Mais informação sobre as  análises da qualidade da água distribuída na cidade de Lisboa pela EPAL.