Início » Viver » Ambiente » Biodiversidade » Zona Ribeirinha

Zona Ribeirinha

Zona Ribeirinha

Os estuários constituem ecossistemas dinâmicos, de elevada sensibilidade e riqueza biológica, que apresentam grande diversidade de habitats  e uma flora e uma fauna com características muito particulares, perfeitamente adaptadas à instabilidade natural deste tipo de sistemas.

Sendo zonas de transição entre o rio e o mar, a mistura de águas marinhas e fluviais, originando as águas salobras, associada aos movimentos das marés, são fundamentais no seu funcionamento. Na maioria destes ecossistemas os sedimentos são finos ou lodosos, embora nas regiões a montante e jusante se observem normalmente sedimentos mais grosseiros. A referida variação da salinidade e o tipo de sedimentos são fatores que vão condicionar a distribuição dos organismos.

Constituem sistemas muito produtivos e são muito importantes, quer para as espécies que nele habitam durante toda a vida, quer para as migradoras diádromas que as usam como corredor de passagem, quer ainda para as espécies marinhas que utilizam os estuários como locais de alimento, proteção e desenvolvimento de juvenis.

As zonas de sapal que aí existem desempenham um importante papel, pois para além de funcionarem como habitat de numerosas espécies, possuem uma vegetação com características específicas, com grande capacidade depuradora e por isso essencial na retenção e eliminação de poluentes.

Os ecossistemas estuarinos, por serem suporte de diversas atividades humanas estão, como tal, muito sujeitos a alterações de natureza antrópica.

A localização de Lisboa, junto ao estuário do rio Tejo, beneficia ainda do seu papel como estabilizador climático, regulando quer a humidade, quer a temperatura, tornando a cidade mais amena. 

Não se pode esquecer também a contribuição deste ecossistema no controlo da poluição atmosférica: para além da sua importância no sequestro de carbono, funcionam também como fixador de outras partículas, ajudam ao arejamento das ruas, traduzindo-se também na qualidade da paisagem...