Início » Viver » Ambiente » Corredores Verdes » Oriental

Corredor Oriental

Localizado na zona oriental de Lisboa, abrangendo parte das freguesias de Marvila e do Beato, constitui-se em conjunto como um dos maiores contínuos verdes da cidade e desenvolve-se na continuidade do  Parque da Bela Vista, a 2ª maior zona verde de Lisboa. Com extensas zonas verdes de baixa carga serão espaços onde a biodiversidade adquirirá um papel preponderante nos modelos de gestão. Será possível ensaiar soluções de sequeiro capazes de contribuírem para o fecho do ciclo de carbono, incluindo a pastagem pontual por animais.

O corredor verde oriental previsto no atual PDM tem neste momento em desenvolvimento no planeamento uma vasta área que permitirá ligar em contínuo verde ao rio para sul, na zona de Xabregas, seguindo o Vale de Chelas.

Em obra neste momento estão as ligações transversais no sentido nascente-poente:

Para nascente, engloba a ligação ao  Parque do Vale Fundão, passando pelo recente  Parque Urbano do Vale de Chelas que representa o maior parque hortícola da Europa construído de raiz, com mais de 200 talhões. Atualmente em construção, a ponte ciclopedonal sobre a Av. Santo Condestável permitirá, em conjunto com o troço que se lhe segue, ligar ao Parque Urbano do Vale Fundão. Este parque, originário da década de 60, está a ser alvo de uma ampliação que incluirá um parque hortícola que ligará ao recente  Parque da Quinta das Flores.

A chegada ao rio na zona do Braço de Prata ligará com o Parque Urbano que irá nascer junto ao Tejo nessa área.

Para poente, a ligação do Parque da Belavista às Olaias e à Alameda Afonso Henriques, na direção da Avenida Duque d´Ávila e do Parque Florestal de Monsanto, faz-se através de uma ponte verde sobre o prolongamento da Av. EUA para o Parque da Belavista Sul. Este contacta com o futuro Parque do Casal Vistoso, em construção, através de uma recente ponte ciclopedonal sobre o Vale da Montanha. Atualmente em construção, este parque recupera as linhas de drenagem pluvial à superfície e está ligado por uma rede de caminhos ao parque da Belavista Sul.

Para norte, o Parque da Belavista liga através do antigo campo de golfe ao recente  Parque Vinícola de Lisboa, um espaço de recreio invulgar que albergará um parque hortícola e que contacta com o corredor verde central e o corredor dos Olivais.