Lisboa na lista de finalistas a "Capital Verde da Europa 2020”

Abril 18, 2018
  • Lisboa finalista a "Capital Verde da Europa 2020”
    Lisboa finalista a "Capital Verde da Europa 2020”

“Lisboa é finalista ao prémio Capital Verde da Europa 2020”. O anúncio foi feito por José Sá Fernandes, vereador da Estrutura Verde e Energia, durante um workshop sobre Gestão de Arvoredo e Espaços Verdes na Cidade, que decorreu em 18 de abril no Fórum Lisboa.

Na ocasião, o vereador frisou que “sermos pelo segundo ano consecutivo finalistas é mais uma vez o reconhecimento do bom trabalho que a Câmara está a fazer, desta vez esperamos ganhar e em 2020 Lisboa vai ser Capital Verde da Europa”.

A sessão de trabalho “Gestão de Arvoredo e Espaços Verdes na Cidade de Lisboa” reuniu os principais gestores de espaços verdes na cidade: Juntas de Freguesia, Empresas Municipais, empresas do acordo-quadro de espaços verdes da CML. Com esta iniciativa pretendeu-se divulgar e discutir as melhores práticas na gestão de arvoredo, fitossanidade, combate integrado a pragas e arboricultura urbana, representando uma oportunidade para ser criada uma rede de gestores de arvoredo urbano, com vista a um melhor trabalho conjunto e ao desenvolvimento de mecanismos colaborativos.

De acordo com Sá Fernandes, “reunir os gestores de espaços verdes da cidade é fundamental para seguirmos as melhores práticas do mundo. Temos muito bons técnicos para a gestão dos espaços verdes da cidade, trocamos experiências com outros concelhos que também seguem boas práticas e com a Direção regional de Agricultura temos vindo a discutir estes assuntos em conjunto para seguirmos o caminho certo.”

Troca de informação sobre pragas, boas plantações e gestão do arvoredo e espaços verdes foram alguns dos temas em debate. “Depois de outros fóruns dedicados à eficiência da água e recursos hídricos, estão previstos outros sobre parques infantis, aparelhos de fitness, eficiência energética para perpetuar esta troca de informação e implementar também aqui boas práticas nestes sectores”, acrescentou o vereador.