Urban Waste: um projeto para redução de lixo em cidades turísticas

Novembro 23, 2018

Array

Financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa Horizon 2020, o Urban Waste é dirigido a cidades europeias com grande crescimento turístico e visa a implementação de um sistema de prevenção, gestão, recolha e tratamento de resíduos, que permita um turismo mais sustentável e a adoção de boas práticas ambientais. 

O projeto, que junta cidades de 12 países europeus com elevados níveis turísticos, incluindo Lisboa, é desenvolvido por um consórcio de 27 organizações relevantes na gestão dos resíduos, designadamente autoridades públicas, autarquias, entidades privadas e universidades. 

Uma parceria europeia que se propõe estudar e implementar ações de comunicação, procurando estabelecer as parcerias nacionais necessárias à boa concretização do objetivo, particularmente com unidades hoteleiras, organizações turísticas e entidades promotoras da reciclagem.

Em Lisboa o cluster é composto pela Câmara Municipal, pela Associação de Hotelaria de Portugal (AHP), pelo Altis Avenida Hotel, pelo Neya Lisboa Hotel, pela Associação de Turismo de Lisboa (ATL) e pela Sociedade Ponto Verde (SPV).

Comunidades Práticas 

As cidades piloto que compõem o Urban Waste organizam Comunidades Práticas (CoP) para incentivar os turistas, parceiros turísticos, agências de alojamento local e outras instituições a cooperar no cumprimento dos objetivos do projeto, partilhando experiências e assumindo boas práticas e comportamentos sustentáveis. 

Lisboa promoveu até ao momento quatro encontros com a comunidade, dois em 2017 e os restantes já este ano, o último destinado à assinatura de um compromisso entre a autarquia e as várias entidades que estão a implementar e monotorizar as medidas anteriormente definidas. Para além dos parceiros iniciais, juntam-se neste compromisso o Altis Avenida Hotel, o Hotel Holiday Inn Lisboa, o Hotel 3K Europa, a Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, o Onj São Lázaro Aparthotel, o Hotel NH Lisboa Campo Grande e o Hotel Vincci Liberdade

No terreno

Entre as várias medidas que estão já a ser implementadas na capital portuguesa, destaque para a prevenção na redução do desperdício alimentar em buffets e restaurantes, o lançamento de uma app de rastreamento de alimentos (Tracking System Device), a substituição de produtos descartáveis nos hotéis e a separação de resíduos em unidades hoteleiras.

As medidas foram monitorizadas por três vezes ao longo de cinco meses e os resultados serão alvo de análise durante a assembleia geral do projeto, que decorre em Lisboa, nos Paços do Concelho, entre 26 e 29 de novembro. 

Foi também lançada uma campanha de comunicação - Lisboa, a city to take care for -, com a qual se procura alertar os turistas para a prevenção e redução dos resíduos durante a sua estadia em Lisboa. A campanha é composta por diversos materiais, particularmente um vídeo e um cartaz