Início » Viver » Ambiente » Ruido

Ruído

Numa área urbana a sensibilidade ao ruído é de particular relevância. As múltiplas ocupações que se verificam numa cidade, tais como a oferta de serviços de saúde, educação, comércio, lazer, entre outros, são elas próprias, geradoras de níveis de ruído, muitas vezes indesejáveis. Por outro lado essa multiplicidade de ofertas, é nos nossos dias, uma exigência para uma boa qualidade de vida em meio urbano.

A elevada concentração de atividades sociais e económicas, aliada à crescente oferta de acessibilidades e meios de transporte, torna os meios urbanos como espaços de vivência onde a preservação do meio ambiente se revela particularmente delicada. O ruído torna-se omnipresente como resultado quer dos meios de transporte quer das atividades económicas inerentes à vivência de uma cidade 

Neste contexto, a caracterização acústica do espaço urbano revela-se como uma ferramenta de análise e diagnóstico fundamental no apoio à definição de metas e prossecução de medidas, que por um lado, permitam o cumprimento das exigências legais em matéria de níveis de sonoros, por outro, suportem a distribuição adequada dos usos no território, tendo em consideração as fontes de ruído existentes e previstas.