Fresquinho a saltar, "Peixe em Lisboa"é no pavilhão Carlos Lopes!

05, Abril 2018
Começou hoje o Peixe em Lisboa.Até 15 de abril, o Pavilhão Carlos Lopes volta a receber um dos mais emblemáticos eventos gastronómicos portugueses.Uma edição com muitas novidades que o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa foi conhecer, neste primeiro dia de abertura ao público.
  • Fresquinho a saltar, "Peixe em Lisboa" é no pavilhão Carlos Lopes!
    Fresquinho a saltar, "Peixe em Lisboa" é no pavilhão Carlos Lopes!

“Um evento que é cada vez mais uma marca de Lisboa, da afirmação da nossa gastronomia e da cidade no mundo ” começou por afirmar Fernando Medina durante a visita pelo espaço.

A edição deste ano fica marcada pela ausência de Açucena Veloso, figura carismática ligada do Peixe em Lisboa que faleceu recentemente, e que "construiu este projeto com a cidade de Lisboa" lembrou Fernando Medina que participou na emotiva homenagem que marcou este primeiro dia do evento.

O Peixe em Lisboa reúne no Pavilhão Carlos Lopes, o melhor da gastronomia nacional e internacional. Voltam a marcar presença vários chefs de renome, nacionais e internacionais, entre eles Ana Ros eleita Melhor Chef Feminina do Mundo em 2017,que têm a oportunidade de dar a conhecer ao público português a sua experiência e conhecimento, fatores que os distinguiram na arte gastronómica e que lhes valeram várias distinções ao longo das carreiras, incluindo as sempre disputadas estrelas Michelin.

A mais recente edição do Peixe em Lisboa conta, também, com reconhecidos chefs portugueses, entre os quais José Avillez, (duas estrelas Michelin) que marca presença pelo segundo ano consecutivo e João Rodrigues , vencedor de uma estrela Michelin.

Os chefs são unânimes presentes são unânimes em considerar o evento como montra privilegiada do seu trabalho mas também do que melhor se faz na cidade. 

Para além dos nomes consagrados, o auditório do Peixe em Lisboa recebe jovens promessas chefes nacionais.

Além das apresentações no auditório, o Peixe em Lisboa 2018 terá, como habitual, dez restaurantes da região de Lisboa que funcionam em permanência, do meio-dia à meia-noite, com pratos à base de peixes e mariscos portugueses, este ano com três estreias.

As novidades

Este ano o Peixe em Lisboa conta com três esplanadas ao ar livre, localizadas em torno do Pavilhão Carlos Lopes, que reúnem mais de uma centena de lugares. Também o auditório para apresentações dos chefes e outras atividades terá uma nova localização, mais ampla. 

O Programa 

De regresso, e depois do sucesso alcançado em 2017, está o Concurso de Pataniscas assim como O Melhor Pastel de Nata”, estando ainda previsto, ao longo de todos os dias do evento, tertúlias, harmonizações enogastronómicas e sessões de showcooking.

Em colaboração com a Ciência Viva e a Docapesca decorrem sessões dedicadas à pesca sustentável e ao consumo de espécies que não correm riscos de extinção, com destaque para o carapau, No último dia do evento, este peixe será a estrela da apresentação “ O carapau do Adeus”. Nesta iniciativa os chefes estarão a confecionar receitas de carapau que o público terá a oportunidade de provar. 

De volta estará também o Mercado Gourmet, onde os visitantes podem encontrar uma vasta oferta de produtos de mercearia fina sem esquecer a indispensável banca de peixe fresco.

De salientar a App do Peixe em Lisboa 2018, disponível para iOS e Android, onde pode ser encontrada informação sobre todos os detalhes do evento, perfis dos restaurantes e chefes, assim como uma agenda personalizável. 

De 6 a 14 de abril, o Peixe em Lisboa abre às 12h00 e encerra às 00H00, sextas e sábados encerra à 01h00 e no último dia do evento, 15 de abril, às 18h00.

O Peixe em Lisboa é uma organização da Associação Turismo de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.

Programa Completo