Peixe regressa a Lisboa num novo local e com novidades

06, Março 2017
A comemorar dez edições, o Peixe em Lisboa terá lugar este ano no renovado Pavilhão Carlos Lopes. Um regresso marcado para 30 de março com muitas novidades, entre as quais uma área dedicada às crianças."Uma edição maior e melhor que nunca e que marca, em grande, a reabertura do Pavilhão Carlos Lopes,“ disse o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, no dia em que foram revelados alguns dos segredos do Peixe em Lisboa 2017.
Array

Organizado pela Associação Turismo de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, o Peixe em Lisboa, que irá decorrer até 9 de abril, terá este ano uma ementa recheada de novidades que prometem fazer crescer água na boca a muitos milhares de apreciadores da boa mesa numa das iniciativas  “fundamentais para promoção da gastronomia portuguesa".

O Presidente da CML lembrou que se trata do primeiro evento a ter lugar no renovado Pavilhão Carlos Lopes.

Para Fernando Medina a iniciativa ganha qualidade de ano para ano sendo um bom exemplo da evolução da gastronomia e da própria cidade de Lisboa, que acolheu o evento desde a primeira hora.

Confirmadas estão já as presenças dos chefes internacionais que nesta edição vão ter oportunidade de demonstrar ao público português a sua experiência e conhecimento, fatores que os distinguiram na arte gastronómica e que lhes valeu várias distinções ao longo das carreiras, incluindo as sempre disputadas estrelas Michelin. Também os chefes portugueses que recentemente conquistaram estrelas Michelin vão abrilhantar a iniciativa.Numa edição que conta uma vez mais com a participação de dez restaurantes nacionais.

Novidades no Peixe

A grande novidade em provas nesta 10.ª edição do Peixe em Lisboa é a Prova de Pataniscas, uma prova cega na qual os participantes convidados apresentam a concurso pataniscas cozinhadas à moda lisboeta.

Esta novidade vem juntar-se a outras provas e iniciativas que marcaram presença nas últimas edições, como a prova “ADN de Pasteleiro” que reúne alguns dos mais promissores chefes pasteleiros a trabalhar em Portugal. A sempre concorrida prova “O Melhor Pastel de Nata” também se mantém, estando ainda previsto, ao longo de todos os dias do evento, tertúlias, harmonizações enogastronómicas e sessões de showcooking. Outras das inovações será a área exclusivamente dedicada às crianças, onde os mais pequenos podem fazer experiências culinárias que têm o peixe e o marisco como estrelas principais, assim como aprender a cozinhar com ingredientes frescos e a comer de forma saudável, com a ajuda de nutricionistas. 

Ainda nesta edição, existirão ações de sensibilização para o consumo sustentável de peixe.

O habitual Mercado Gourmet, onde os visitantes podem encontrar uma vasta oferta de produtos de mercearia fina, azeites, vinhos, gelados, chocolates, enchidos, queijos, doçaria tradicional, utensílios de cozinha e conservas sem esquecer a indispensável banca de peixe fresco, estará nesta edição integrado no Food Court, instalado no salão principal do Pavilhão Carlos Lopes dando ao público a oportunidade de conhecer o que de melhor se faz e produz em Portugal. 

O novo espaço - Pavilhão Carlos Lopes – introduz uma nova dinâmica ao Peixe em Lisboa ao permitir ter cozinhas mais amplas dos restaurantes dos chefes presentes, assim como um maior número de lugares sentados (497) e de visitantes. 

À semelhança do ano passado, estão ainda previstas noites com horário prolongado às sextas e sábados até à 1h a pensar nos mais notívagos. 

 A APP do Peixe 

Outra grande novidade na edição deste ano é a existência da App do Peixe em Lisboa 2017, disponível para iOS e Android, onde pode ser encontrada toda a informação sobre todos os detalhes do evento, perfis dos restaurantes e chefes, assim como uma agenda personalizável. Através da ligação ao Facebook o utilizador conseguirá ainda saber se os amigos vão ao evento e, de forma inovadora, localizá-los no espaço do evento.