Início » Viver » Cultura e Lazer » Bibliotecas

Bibliotecas Municipais de Lisboa

A biblioteca pública – porta de acesso local ao conhecimento – fornece as condições básicas para a aprendizagem ao longo da vida, para uma tomada de decisão independente e para o desenvolvimento cultural do indivíduo e dos grupos sociais.

Tendo em atenção os princípios da UNESCO, a Rede Municipal de Bibliotecas de Lisboa (BLX) oferece serviços de biblioteca com base na igualdade de acesso para todos, sem distinção de idade, raça, sexo, religião, nacionalidade, língua ou condição social.

Procurando satisfazer os interesses e necessidades dos utilizadores, as BLX disponibilizam um conjunto de serviços, quer presencialmente, quer através da Internet, para vários públicos: crianças, jovens, adultos, sénior.

Nas BLX é possível consultar ou solicitar o empréstimo de livros, jornais e revistas, CD’s, DVD’s e outros documentos, ter acesso às tecnologias da comunicação e da informação, assistir a colóquios, debates, visitar exposições, assistir a espectáculos, entre outros caminhos que aqui se podem percorrer.

Espaços de acesso à informação e ao conhecimento, as BLX são, para a população que vive e trabalha na cidade, um recurso fundamental para a criação de hábitos de leitura, para o desenvolvimento harmonioso de crianças e jovens, para a aquisição de competências de leitura e utilização de informação indispensáveis ao exercício da cidadania e para um conhecimento mais amplo da nossa e de outras culturas.

 Programa Estratégico Bibliotecas XXI (14.6 MB)

Para mais informações aceda à página  Bibliotecas Municipais de Lisboa